Rebocador ‘Passos Gouveia’ regressa à Madeira

image.png

*Com Rui Marote

O rebocador ‘Comandante Passos Gouveia” está de regresso à Madeira. A sua chegada é aguardada para o próximo dia 10 de Setembro. A embarcação sofreu um acidente na Ponta da Badajeira, um baixio existente nas proximidades da Ponta de São Lourenço, quando viajava do Porto Santo para a Madeira, e registou graves danos no sistema hidráulico, na hélice e no casco.

Este rebocador foi adquirido em 2003 pelo Governo Regional, ao estaleiro ‘Ria Avilés Shipyard’, das Astúrias, por 2,8 milhões de euros, e é o primeiro do plano de renovação da frota, posteriormente reforçada com o ‘Ponta do Pargo’ e o ‘Boqueirão”.

caniçal

Este rebocador encontra-se actualmente em Viana do Castelo, após a sua passagem por outro estaleiro. A APRAM vai contratar um comandante para acompanhá-lo na deslocação entre o continente e a Madeira.

No próximo dia 19, o rebocador ‘Boqueirão’ deslocar-se-á a um estaleiro da região de Lisboa, para uma manutenção geral. Recorde-se que a RAM não dispõe actualmente de nenhum estaleiro naval, pois o Caniçal está inoperacional para este tipo de varagem.

Em Setembro próximo, está prevista a atracação de 17 navios de cruzeiro no porto do Funchal, no cais sul e no cais norte.