222 declarações de prejuízos de agricultores afetados pelos incêndios dão entrada no Governo

agriculturaA Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural recebeu até dia 30 de agosto, 222 declarações de prejuízos de agricultores que foram afetados pelos recentes incêndios.  Um número que muito provavelmente pode sofrer alterações pois nem tudo ainda está contabilizado.
Do total de declarações recebidas, já foram realizadas 190 vistorias às propriedades dos agricultores. Por concelhos, é a Calheta que regista um maior número de declarações (110), seguido do Funchal (85) e Ponta do Sol (24). Porto Moniz, Ribeira Brava e Caniço registam, por enquanto, uma declaração.
Face a estes números, o secretário Regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos sublinha a celeridade com que a secretaria que governa pôs no terreno cinco equipas que devidamente coordenadas estão a fazer um “trabalho brilhante” no apoio ao agricultor nos concelhos afetados pelos incêndios. “Todos os que preencheram a declaração de prejuízos terão a visita dos nossos técnicos. Estamos no terreno a fazer a avaliação e o apoio necessário”.
Neste momento de avaliação de danos o secretário da tutela ainda fez referência ao trabalho que desse a “primeira hora” foi igualmente feito pela Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária. “Fizeram um trabalho inexcedível, não só no apoio aos animais domésticos como a todo gado que estava na serra. Julgo que os criadores estão satisfeitos”.
Recorde-se que através do PRODERAM foi concedido apoio a fundo perdido para a recuperação de terras agrícolas e ao restabelecimento do potencial de produção agrícola afetado pelos recentes incêndios.