Domingo de folclore também em Machico à volta das bonecas de massa

machicoO XI Encontro de Folclore de Machico realiza-se, este domingo, pelas 18h30, no Largo da Praça e conta com a presença dos grupos de folclore de Machico (grupo organizador), Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia – Braga, Grupo Regional Moreira da Maia – Porto e Grupo Folclórico “Fontes da Nossa Ilha” – Terceira, Açores.

As “Bonecas de Massa” são o tema central deste encontro. As bonecas de massa, ou figuras de maçapão, eram tradicionalmente encontrada nos arraiais, sendo utilizadas mais como enfeite do que como alimento. Esta tradição foi recentemente retomada, por algumas instituições que organizaram cursos para ensinar a moldar estas figuras. O folclore também está interligado a estas atividades e todos estes conhecimentos, transmitidos de geração em geração, que transportam um valioso legado cultural que importa preservar e dar a conhecer.

Quem visitar Machico neste domingo poderá ainda desfrutar da Festa do Senhor, que como em toda a ilha tem o tapete de flores como ponto alto, para receber a passagem da procissão e dos grupos participantes no encontro de folclore, por volta das 17h30 horas.

Este encontro de folclore é apoiado pela Câmara Municipal de Machico, Junta de Freguesia de Machico, Secretaria Regional de Agricultura e Pescas e Casa do Povo de Machico, e conta com a colaboração dos grupos de folclore da Ponta do Sol e Boa Nova.

O Grupo de Folclore de Machico comemora este ano trinta e quatro anos de existência e está a realizar um intercâmbio cultural com o Grupo Folclórico “Fontes da Nossa Ilha” da ilha Terceira, Açores, que está a conhecer a nossa ilha nesta semana.

De 6 a 15 de agosto, o grupo de Machico esteve nos Açores onde participou no Folk Azores – XXXII Festival Internacional de Folclore dos Açores, que é considerado um dos maiores festivais de folclore do mundo.