Crónica Urbana: O mar, a nossa ‘taça de ouro’ cheia de nada…

traveling-010.jpg.jpeg

Rui Marote

Temos uma terra rodeada por mar que descrevemos, por vezes, como uma “lapinha” bonitinha de fazer inveja a muitos destinos. O mar devia ser o factor número um do turismo, a nossa galinha dos ovos de ouro. Os navios de cruzeiro trazem milhares de turistas, e há imensos iates que poderiam visitar-nos mas preferem outras ilhas por falta de condições em matéria de marinas atractivas. Há ainda um filão em matéria de desportos náuticos que são praticados em todos os meses do ano, as pescas, os estaleiros de manutenção de embarcações, etc. Mas vamos a factos: a rampa de São Lázaro tem o Travelift avariado há anos. Para colocá-lo operacional, custará mais de cem mil euros. Grande parte da hidráulica está avariada, as cintas terão de ser novas, e tudo isto agravou-se durante o período em que esteve inoperacional, quando se procedeu às obras daquele espaço.  A APRAM vai adiando a resolução do problema, enquanto o Travelift vai resistindo à corrosão da água salgada.

traveling-012.jpg.jpeg

O estaleiro dos Socorridos, em Câmara de Lobos, está encerrado. Em breve haverá concurso público. Mas o Travelift desse estaleiro encontra-se também avariado por falta de manutenção. Entretanto, o estaleiro por baixo do aeroporto está sob o domínio de mais uma praga, as pulgas, que afugentam os que lá querem varar. Uma equipa de extermínio ainda não conseguiu pôr termo a essa praga. A área é enorme, os cães que por lá vivem estão infestados, as horas para proceder a esse extermínio não são as melhores, a praga continua a alastrar-se. Os cães continuam a ser o viveiro das pulgas, e é necessário desparasitá-los primeiro para depois atacar os armazéns e outros espaços.

traveling-015.jpg.jpeg

Perante tudo isto, só se pergunta: um iate que chegue à Madeira para varar, só lhe resta encalhar em São Lázaro? A marina do Funchal separou as águas, colocando à entrada uma nova aparelhagem com entrada de carros nas suas instalações. Acontece que no início da rampa que dá acesso à marina existia um controlo de entradas, mas a partir da criação do pontão na Ribeira que passa por São Lázaro, a APRAM colocou maquinaria igual à existente no cais norte, na rampa junto ao ao museu CR7 e no parque de estacionamento ao cais 8, que já há alguns meses continuam sem uso. Quando entrarem ao serviço estarão certamente avariadas, como aconteceu com as do cais sul, que nunca entraram em funcionamento.

traveling-017.jpg.jpeg

Resta louvar aos proprietários da marina a rapidez em colocar em serviço essa portagem, cada um manda no que é seu… sendo assim, a APRAM deverá desmantelar a cancela à entrada da rampa. Só nos resta infelizmente continuar de costas voltadas para o mar, a nossa  “taça de ouro” a qual, infelizmente, continua cheia de nada…

traveling-018.jpg.jpeg