Apresentada a prova de natação José da Silva “Saca”

mg_2471.jpg

A Câmara Municipal do Funchal foi hoje palco da apresentação da prova de natação José da Silva (‘Saca’), que vai já na sua XXI edição. Foram intervenientes nesta apresentação pública nos Paços do Concelho Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira, Guido Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, e da vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro do desporto na CMF.

Avelino Silva salientou, na oportunidade, que a prova se realizará no próximo domingo, com saída do cais da cidade por volta das 11 horas, e com a chegada no Complexo Balnear da Barreirinha. Nesta fase, estão já inscritos cerca de cem nadadores, entre federados e populares. “Esta, nitidamente, é historicamente, uma prova mais vocacionada para a população”, realçou este responsável, apelando a uma participação forte.

A prova tem uma distância de mil metros.

mg_2466.jpg

Serão alocadas a esta prova um conjunto de embarcações e de caiaques, e de profissionais, para que a segurança esteja garantida durante todo o percurso, referiu o orador, adiantando que as condições meteorológicas previstas são favoráveis.

Um conjunto de técnicos e árbitros participará, para que a prova corra da melhor forma. Para a Associação de Natação da Madeira, “é um prazer e uma honra” voltar a fazer parte da organização, disse Avelino Silva. Fechadas as inscrições para os atletas federados, as inscrições para a população em geral decorrem até ao próprio dia da prova. Até às 10h45 de domingo, qualquer um pode inscrever-se.

mg_2477.jpg

Por seu turno, Guido Gomes declarou que esta prova de águas abertas “é já uma tradição”, e apelou também à participação das pessoas. Na sua estimativa, a entrega de prémios decorrerá ao meio-dia. Todos os participantes terão um prémio de presença, e os primeiros classificados receberão um valor monetário e troféus.

Cerca do meio-dia e meia, decorrerá perto da praia de São Tiago um pequeno convívio e beberete, para os atletas, familiares e público presente. Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Finalmente, a vereadora Madalena Nunes agradeceu a todas as entidades que colaboraram para que esta prova possa decorrer novamente e da melhor forma possível, e relembrou que a mesma evoca “uma pessoa carismática da nossa ilha”, o nadador José da Silva “Saca”, que teve também importância a nível nacional, como “nadador extraordinário que foi”.