A história do prédio do Governo que ardeu em São Pedro

iate-zarco-004.jpg.jpeg

Rui Marote

Muito se especulou sobre o prédio que é propriedade do Governo Regional, na zona histórica de São Pedro, no Funchal. Diz-se que o Governo não quis vender o edifício às irmãs da Apresentação de Maria. A congregação estava interessada, uma vez que a retaguarda do prédio faz partilha com a zona de recreio deste estabelecimento de ensino. Se a congregação adquirisse o prédio, ficaria tudo integrado na mesma área.

Perante a falta de acordo com o Governo, as irmãs optaram por comprar o edifício oposto, na esquina da Rua das Mercês com a Rua dos Netos.

Antes do 25 de Abril, na Rua dos Ferreiros funcionava a cantina da Função Pública, que na altura as entidades governamentais pensaram transferir para este edifício. No entanto, tal nunca veio a acontecer, uma vez que a cantina foi extinta.

Durante todos estes anos, o edifício foi cobiçado por diversas secretarias e serviços governamentais, entre eles a antiga Direcção Regional dos Assuntos Culturais, hoje Direcção Regional de Cultura, para colocar uma biblioteca. Porém, tal nunca se concretizou por falta de verbas. O prédio caiu no esquecimento e degradou-se na sua cobertura e no seu interior.

O que muitos não sabem, no entanto, é que o edifício é pertença do Governo por doação, e essa doação tem uma cláusula que não permite a sua venda.

Acabou por nunca ser convenientemente utilizado. Hoje, destruído pelo fogo e encerrado a blocos, dele sobram apenas as paredes. O velho edifício aguarda o seu destino…