Ruas do Surdo e Pretas fechadas após o golpe de misericórdia na memória histórica

 

surdo 1
Fotos Rui Marote

 

Para além de São Pedro, as Ruas vizinhas também foram fustigadas e os resultados estão à vista de todos, nomeadamente nas Ruas do Surdo e Pretas. As imagens do jornalista Rui Marote falam por si mesmo.

Ambas as referidas Ruas históricas do centro da cidade foram encerradas pela polícia, por uma questão de segurança.

Na Rua do Surdo, o antigo edifício onde funcionou o atelier da estilista Kikas, irmã de Fátima Lopes, foi atingido pelas chamas. Já estava encerrado este atelier, mas a proprietária mantinha um pequeno armazém.

surdo 3Na Rua das Pretas, a emblemática Pastelaria Felisberta, e outro prédio, por cima da antiga Loja Caires, foram também afetados pelas labaredas de ontem à noite.

surdo principalSão memórias históricas de uma cidade que vai sucumbido a sinistros cada vez mais fortes, ateados pela onda de calor intensa, pelo vento descontrolado, no fundo, por uma natureza em fúria que está a reagir cegamente aos desmandos de gerações que andaram a brincar com o ambiente.

Pelo meio, as mãos criminosas de doentes patológicos ou pirómanos que se comprazem em atear as chamas. Fazem-se agora balanços e é preciso reerguer primeiro a força anímica da população e assegurar as condições materiais de habitabilidade.

surdon 2

surdo 4