Menezes anuncia que pretende dar nome do velejador João Rodrigues à praia da zona do Luamar

 

porto santo
Fotos Cristina Costa Silva

Filipe Menezes anunciou hoje, na sessão solene comemorativa do XX aniversário da elevação do Porto Santo a cidade, que pretende dar o nome do atleta olímpico madeirense João Rodrigues à praia da zona do Luamar.

Na cerimónia, que conta com a presença do Ministro da Economia e do secretário regional da Saúde em representação do GR, o edil de Porto Santo declarou: “A partir de terça-feira, vai estar à discussão na página do facebook da Câmara uma proposta para dar o nome de João Rodrigues à praia da zona do Luamar, onde funciona a escola de vela. Mas a autarquia não podia tomar uma decisão destas sem que os portossantentes e as pessoas que gostam do Porto Santo se pronunciassem. Até o final do mês, peço-vos que colaborem nesta nossa iniciativa”.

Filipe Menezes pretende assim homenagear a promoção que o velejador madeirense tem feito da Ilha Dourada ao longo destes anos.”E na comemoração destes 20 anos de elevação a cidade, gostava de deixar ao critério da população uma justa homenagem, mas para isso gostava de envolver as pessoas interessadas. Como sabem, o velejador João Rodrigues, que está a participar naquela que ele diz ser a sua última olimpíada, tem um carinho muito grande pelo Porto Santo e ainda recentemente elogiou as condições da nossa baía. Ainda ontem de madrugada o pudemos ver a erguer orgulhosamente a bandeira nacional na abertura dos jogos olímpicos. Já há uns meses que estávamos a pensar na melhor forma de o homenagear e agradecer toda a promoção que fez do Porto Santo ao longo destes anos, em que tem feito desta a sua segunda casa”. A opção recaiu na possibilidade de identificar a praia do Luamar com o nome do atleta”.

Referindo-se à presença do Ministro Manuel Caldeira Cabral, em representação de António Costa, Menezes salientou que esta presença “é um sinal da importância que têm as autarquias locais para este governo” .

Quanto à importância da solenidade, o edil considerou que, “hoje, com a celebração deste dia, comemora-se a materialização de um sonho, a conquista de um povo, que viu reconhecida a sua vontade no seio da região e através desse reconhecimento podemos neste dia estar a celebrar o XX aniversario a elevação do porto santo a cidade.  Reconhecemos no povo portossantense um cariz reivindicativo, tendo sempre existido uma necessidade de manter a sua voz ativa e bem alta através dos seus representantes políticos, tanto na Câmara municipal, como na Assembleia Legislativa da Madeira”.

O Ministro da Economia enalteceu o papel de Filipe Menezes à frente da autarquia do Porto Santo, o seu dinamismo e mostrou querer continuar a colaboração com o edil.