Paróquia dos Prazeres em tempo de festas

prazeres festas
Cortejo dos regentes na paróquia do Prazeres.

Hoje, dia 5 de agosto, a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora das Neves, um título que remonta a uma antiga tradição segundo a qual um casal romano, que pedia a Nossa Senhora algo que lhe indicasse o modo de saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem que Santa Maria desejava que lhe fosse dedicado um templo no monte Esquilino quando este aparecesse coberto de neve.

Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto em pleno verão: no dia seguinte, aquele terreno onde agora se ergue a Basílica de Santa Maria Maior em Roma, amanheceu inteiramente nevado num época do ano em que, naturalmente, não há neve.
Nossa Senhora das Neves à padroeira da paróquia dos Prazeres no Arciprestado da Calheta, onde hoje se realizará a festa religiosa às 16 horas, sendo seguida de procissão.
Aquela paróquia vai continuar em destaque no próximo fim-de-semana com a celebração da solenidade do Santíssimo Sacramento também às 16 horas. Um dos atrativos desta festa é o bonito tapete de flores feito pelos paroquianos e que cobrirá o itinerário da procissão
Muita animação está agendada para estes dias naquela localidade onde o visitante, para além de participar no arraial poderá observar a Quinta Pedagógica, o bar de apoio, o Herbário e a galeria de arte.
Ontem, véspera da festa da padroeira da paróquia dos Prazeres, realizou-se o «cortejo dos regentes» com saída dos diversos sítios da freguesia com produtos que foram colocados num bazar no adro revertendo as verbas para a ajuda daquela paróquia.
Regentes são as denominações das pessoas que em cada sítio estão encarregadas de organizar o cortejo de oferendas.