Escola do Funchal “tempera” aprendizagens com projeto inovador

Quem pensa que educar e aprender só acontecem na sala de aula a resolver exercícios infindáveis é porque ainda não conhece a “Cozinha Pedagógica”, dinamizada na Escola dos 2º e 3º Ciclos dos Louros. O projeto acaba de apresentar o seu primeiro livro de receitas.

cozinha pedagógica escola dos louros
O projeto ganhou asas e transpôs a sala de aula, ganhando outros espaços como a cantina…

A ideia partiu de duas docentes que, logo no início do ano letivo, ousaram numa abordagem inovadora para trabalhar com um grupo muito especial de alunos.

Graça Sousa e Irene Gouveia sabiam de antemão que as metodologias ditas convencionais não seriam as mais adequadas, no sentido de estimular o interesse e promover o potencial dos seus alunos abrangidos pelas Necessidades Educativas Especiais.

Queriam sobretudo que as aprendizagens fossem construídas a partir da experiência, que dessem corpo aos interesses dos alunos, já a frequentar o 3º Ciclo.

Eis que surge então a “Cozinha Pedagógica”, um projeto que assumiu novos palcos para além da sala de aula e procurou, através de atividades diversificadas de caráter interdisciplinar, desenvolver nos alunos competências nos domínios da motricidade, da autoestima e da autonomia. A cozinha e a cantina da escola, os mercados e as feiras de produtos biológicos passaram a constar dos planos estratégicos, tornando-se locais privilegiados onde os alunos puderam crescer nos saberes e nos sabores.

Os mercados e feiras de produtos biológicos foram verdadeiras salas de aula.
… mercados e feiras de produtos biológicos.

Ainda que se treinassem comportamentos nas áreas da nutrição, higiene e segurança laboral, as dimensões da leitura, da escrita, da matemática, da língua gestual portuguesa e das TIC foram igualmente trabalhadas de forma integrada e adaptada.

No âmbito do projeto, a equipa contou com a participação de vários profissionais da Escola e familiares, além do apoio dos que, direta ou indiretamente, cooperaram no recheio da cozinha, bem como na aquisição dos ingredientes necessários à confeção das receitas confecionadas ao longo do ano.

Elemento decisivo foi a parceria com o Clube de Nutricionistas da Escola, com quem os elementos do projeto trabalharam de perto. O resultado da intervenção pedagógica superou as expetativas. Alunos motivados, confiantes no seu potencial e melhor preparados para a vida ativa é o que se destaca na hora de fazer o balanço.

cozinha pedagógica escola dos louros
… e, muitas vezes, a cozinha.

E para divulgar o trabalho realizado, o grupo decidiu organizar um pequeno livro com as receitas confecionadas ao longo ano e que já haviam merecido a aprovação de toda a comunidade educativa. Para já, a edição encontra-se disponível apenas em formato digital, mas equaciona-se a possibilidade da sua publicação.

O “Livro de Receitas da Cozinha Pedagógica” tem a particularidade de ter sido pensado e executado com a participação ativa dos alunos, incluindo um arquivo em Língua Gestual Portuguesa de fotografias com os ingredientes utilizados.

Para as docentes responsáveis, o apoio do Conselho Executivo foi fundamental no sucesso de um projeto que ganhou também apoiantes fora dos muros da Escola, como é o caso das empresas Caldeira & Branco e Atlantic Rent-a-Car.