Corveta prestes a ser afundada no Porto Santo, porém com algum atraso devido a poita que se soltou

oi000796.jpg
A corveta que em breve será um recife artificial.

Fotos LR

A corveta Pereira d’Eça já se encontra ao largo do Porto de Abrigo do Porto Santo, pronta para ser afundada e criar,  como previsto, um recife artificial nos mares da “Ilha Dourada”. A ocasião, antecipadamente anunciada, está a despertar grande interesse na comunicação social regional e nacional. São múltiplas as personalidades que se deslocaram hoje do Funchal para a ilha vizinha, para assistir à criação desta nova atracção para o mergulho. O navio patrulha “Cacine” está já em prontidão no porto para transportar personalidades, jornalistas e operadores de imagem.

Entre as entidades que vieram ao Porto Santo para ver o afundamento com recurso a explosivos,  estão o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o representante da República, Ireneu Barreto, os secretários regionai da Economia, Turismo e Cultura, e do Ambiente e Recursos Naturais,  e ainda da Agricultura e Pescas, respectivamente, Eduardo Jesus, Susana Prada e Humberto Vasconcelos. A directora regional do Ambiente, Susana Fontinha, também estará presente.

oi000797.jpg
O navio patrulha Cacine

Várias entidades militares estão também presentes, entre os quais o capitão de mar e guerra Félix Marques, comandante das forças da Marinha destacadas no arquipélago. Estão, porém também no Porto Santo destacados militares de alta patente de outros ramos das forças armadas e ainda o director do Instituto de Conservação da Natureza, Miguel Sequeira, e vários técnicos.

Houve, entretanto, um pequeno incidente com um dos cabos que suportam uma das poitas que prendem o navio, pelo que um mergulhador da Marinha terá de efectuar operações de reparação,  o que poderá atrasar o afundamento do antigo vaso de guerra, inicialmente previsto para as 13 horas.