MPT critica condições da Feira Agropecuária do Porto Moniz

mpt

O MPT-Madeira vem à liça uma vez mais para realçar que a agricultura na Madeira ficará “novamente mal representada nos próximos dias 3,4 e 5 de Julho de 2016, na 60.ª Feira Agropecuária do Porto Moniz”.

O partido diz que esta área tem condições para apresentar uma das melhores feiras sobre a agricultura do país, e no entanto, durante mais de 55 anos, nunca houve nenhum elenco governamental que valorizasse os agricultores madeirenses e que os encaminhasse para o progresso. “A própria Câmara Municipal do Porto Moniz também tem lavado as mãos durante estas décadas”, afirma.

“Quando ouvimos o Governo apregoar aos sete ventos que está a apostar na agricultura, verificamos que é tudo muito plástico e que na realidade ninguém aposta no desenvolvimento e na evolução da agricultura”, afirma esta força política.

Sendo este o palco preferencial e primordial para mostrar todo o potencial agrícola da Região Autónoma da Madeira, não basta fazer algumas obras de manutenção um mês antes deste evento, ficando o espaço, o restante ano virado ao completo abandono, continua um comunicado enviado pelo MPT à nossa Redacção.

“O MPT-Madeira também quer direccionar críticas aos partidos da oposição, nomeadamente, aos CDS/PP, PS, BE e PCP-PEV por nada dizerem e por nada fazerem e até serem coniventes com este modelo muito mal arquitectado. Limitam-se a ir ao recinto da feira apenas para fazer de conta que se preocupam, aproveitando apenas para comer uma boa espetada. O partido PAN nada diz e nada faz. Devia averiguar em que estado os animais se apresentam e se os espaços são adequados aos mesmos”, acusa o Movimento Partido da Terra.

“Esta área da Feira Agropecuária do Porto Moniz tem um enorme potencial, mas para isso seria necessário reformular e dar condições necessárias para que este espaço se tornasse apelativo para a população da Região e também para os estrangeiros que nos visitam. Não se admite que um espaço como este ainda não tenha umas casas de banho implantadas de raiz, que não tenha um espaço de restauração adequado a um evento destes, stands comerciais com condições para poderem mostrar tudo aquilo que há de mais moderno para apoiar a agricultura e o agricultor no sentido de estes tirarem mais rendimento da terra, especialmente uma produção de qualidade”, prossegue o partido.

Para o MPT-Madeira os espaços para expor e comercializar animais “são uma verdadeira aberração, não cumprindo com os regulamentos sanitários. Mais grave, é saber que os Serviços Regionais de Veterinária estão neste evento e nada fazem, fechando literalmente os olhos a esta realidade.

O nosso partido sempre valorizou a terra e o mar como uma fonte de rendimento que está muito mal aproveitados. Achamos que o Secretário Regional de Agricultura e Pescas tem feito algum trabalho positivo, mas está muito aquém do que era possível fazer. Não basta comprar umas latas de tinta, pregos e maquilhar este evento, é preciso mais, é preciso visão, é preciso um projeto e finalmente é fundamental reabilitar a agricultura e trazê-la para o Século XXI e não apresentar uma feira com contornos muito idênticos à Idade Média”, concluem.