Funchal foi uma das 12 Dioceses que celebrou fundador do ‘Opus Dei’

São Pedro1
Missa foi celebrada sábado na Igreja de São Pedro.

A Diocese do Funchal foi uma das 12 do país onde se celebrou missa “em honra” do fundador do Opus Dei. Portugal tem 20 Dioceses.

A Eucaristia aconteceu no passado sábado, 25 de Junho, pelas 10 horas,  na Igreja de São Pedro.

Segundo a Agência Ecclesia, a memória litúrgica do santo fundador do “Opus Dei”, São Josemaria Escrivá, assinalou-se este domingo, e segundo a prelatura em Portugal a efeméride foi comemorada em Dioceses e outros locais como: Benedita; Braga [Sé]; Coimbra, Estoril, Évora, Faro, Funchal, Guarda [será a 1 de julho], Lamego, Porto, Setúbal, Vila Real e Viseu.

São Josemaria Escrivá nasceu em Espanha, a 9 de janeiro 1902, e morreu em Roma, a 26 de junho de 1975; foi canonizado a 6 de outubro de 2002, pelo Papa São João Paulo que o definiu nessa ocasião como “o santo da normalidade”.

O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.

Uma prelatura pessoal é uma parte da Igreja Católica, no sentido de que é composta por determinados fiéis e está estruturada de modo hierárquico, com um prelado (que é a sua cabeça e princípio da unidade) e com sacerdotes e diáconos que colaboram com ele.

Diz-se que o Opus Dei é uma sociedade secreta, por contra-ponto à Maçonaria, com tudo o que essa designação implica: rituais, regras, penitências, influências, domínio, poder.