Sérgio Marques na Venezuela

Sérgio marques
Fotos DR

Tal como o Funchal Notícias tinha reportado esta manhã, o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques prossegue hoje a visita que iniciou à Venezuela no passado dia 24 de Junho.

Ontem visitou a cidade de El Vigia, em Mérida .

A Comunidade local  elogiou o Governo Regional  por esta visita Mérida, o que nunca tinha acontecido por parte de um Governante da RAM.

Sérgio marques2Esta Comunidade pediu a intervenção junto do Secretário de Estado para existência de permanências consulares em Mérida, visto que o Consulado – Geral fica longe,   em Valência.

Pediu igualmente o reforço dos recursos humanos no referido Consulado – Geral de Valência.

Do mesmo modo foi solicitada a intervenção junto do Governo Português para apoios ao Ensino do Português. Surgiu ainda a proposta de nos censos 2021, se estenda a consulta à diáspora, por forma a estudar a portugalidade e portugueses no mundo.

Sérgio Marques reuniu igualmente com o Alcaide de Campo Elias, perto de Mérida, onde discutiu um projeto de prevenção de  aluviões financiado pela União Europeia, para aquela zona do país Bolivariano, igualmente afetada por fenómenos extremos à semelhança.

O governante visita hoje uma fazenda do agricultor madeirense, Manuel Gomes.

A “fazenda” situa-se num lugar chamado Caja Seca, cidade do município de Sucre, estado de Zulia, sul do lago de Maracaibo. Vizinha da Nueva Bolivia. Importante para o setor agrícola e o nome deve-se ao Rio Torondoy que secou. A localidade tem 28 mil habitantes.

Esta noite, Sérgio Marques janta em Maracaibo com a comunidade local.

Estão registados no Consulado Honorário de Portugal em Maracaibo 3500 portugueses e respetivos luso-descendentes. Os elementos ativos da comunidade não chegam a 300 e não há clube português.

Amanhã, Sérgio Marques encontra-se com Cônsul Honorário de Portugal, em Barquisimeto.

O dia de Região, sexta-feira, será em Caracas.

O Secretário Regional ficará na Venezuela até ao dia 5 de Julho.