Analice Campos vence concurso Penha d’Águia/CMF

penha d águia
Fotos DR

O júri do Concurso de Intervenção Artística Penha d’Águia, deliberou por unânimidade atribuir o Prémio Aquisição Penha d’Águia à estudante da Universidade do Porto, Analice Campos.

Analice Campos é uma jovem Portuguesa, natural do Rio de Janeiro, no Brasil, que atualmente reside e trabalha em Matosinhos.

Licenciada em Artes Plásticas – Pintura e Mestre em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

É também, licenciada em Comunicação Social, pela Universidade do Minho e Pós-Graduada em Educação Visual e Tecnológica, para o Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Porto.

De destacar que, já neste ano de 2016, recebeu o Prémio de Mérito Viana de Lima, atribuído ao melhor aluno de Mestrado. Analice Campos, reúne no seu curriculum um inúmero conjunto de formações, cursos e workshops, nas áreas do desenho e técnicas de impressão. Tem vindo a desempenhar a sua atividade profissional para além das artes plásticas, nas àreas da pedagogia infantil.

Talvez, “inspirada” na paisagem exótica sul-americana, transpõe a cor e a expressão, nos seus trabalhos de pintura, que exploram os limites entre a “pura” abstração e a expressão figurativa, de paisagens idealizadas.

Servem-lhe de referência ao trabalho de pintura, autores como João Queiroz ou Herbert Brandell.

Analice Campos, conta ainda, com várias exposições individuais, realizadas no Porto e em Vila Real, em que se destaca a Instalação e Performance “Barriga” apresentada em 2010, na Fundação Serralves, no Porto.

Integrou mais de três dezenas de exposições coletivas, realizadas no norte do país, em várias galerias e museus. Está Representada nas Coleções Públicas da Fundação AMI e Fundo Viana de Lima.

 

O Júri do Concurso, decidiu ainda, atribuir por unânimidade uma Menção Honrosa pecuniária, a Luís Freitas, um jovem madeirense, estudante da Universidade da Madeira, que frequenta actualmente a Licenciatura de Arte e Multimédia. Refira-se ainda que, no seu percurso académico, Luís Freitas concluíu o Curso de Artes e Humanidades na Escola APEL e participou na pintura de um painel de azulejos na Pousada da Juventude, no Funchal.

A Cerimónia de Revelação dos Premiados e inauguração da mostra do Concurso, decorreu nesta Segunda-feira, na galeria do hall de entrada dos Paços do Concelho do Funchal. A mostra estará patente até dia 5 de Julho, podendo ser visitada no horário de funcionamento da Câmara Municipal do Funchal