Restaurantes do Lugar de Baixo desobedecem à Câmara e mancham a paisagem com lixo

teresa lixo muito
Fotos DR

No primeiro ponto de entrada do concelho da Ponta do Sol, mais precisamente no Lugar de Baixo, lado direito em direção à Ribeira Brava, o lixo parece ser rei e senhor da zona. Os contentores que ali existem a pedir a diferenciação do lixo, numa desativada paragem de autocarro, transformada em parque de estacionamento da praia, não têm autoridade alguma perante a falta de civismo daqueles que, à pressa e sem qualquer zelo, atiram o papelão e demais detritos para canto, deixando um cartaz que as fotos documentam.

O Funchal Notícias sabe que a infração parte curiosamente de alguns empresários ligados à restauração da zona, cujos estabelecimentos comerciais são muito bem frequentados por madeirenses e turistas, nomeadamente nesta altura do ano. Em tempo estival e com a casa cheia, há empresários e respetivo staff a despacharem lixo para canto dos contentores, nomeadamente o papelão.

O FN contactou o presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol que confirmou as informações deste jornal e lamentou a falta de civismo dos respetivos autores. Rui Marques esclarece que se trata de uma atitude reincidente por parte dos proprietários de restaurantes do Lugar de Baixo que resistem em espalmar o papelão para o depositar nos contentores. Já foram feitas ações de sensibilização, reuniões e enviadas cartas mas de nada tem servido, explica o autarca. “Só nos resta uma solução: passar da ameaça ao sancionar destes comportamentos”, declarou o presidente.

De resto, a Ponta do Sol investe cada vez mais na preservação da qualidade ambiental do concelho, tanto mais que é amplamente visitado neste período peculiar do ano por madeirenses, turistas e até mesmo emigrantes.