Madeira realiza cirurgia pioneira na área da oftalmologia

Oftalmologia centro hospitalar funchal cirurgia médicosOito doentes foram submetidos, este sábado, a uma cirurgia pioneira no Hospital Dr. Nélio Mendonça, na área da oftalmologia.

As intervenções, coordenadas pelo Serviço de Oftalmologia do SESARAM, são as primeiras na Região a utilizarem uma técnica cirúrgica de implante de segmento de anéis intraestromais na córnea para tratamento de uma doença designada queratocone.

As cirurgias foram realizadas em regime de ambulatório e permitem atrasar ou mesmo evitar a necessidade de realização de transplante de córnea nos doentes com aquela patologia.

O queratocone é uma doença distrófica da córnea, progressiva, com alteração da forma da mesma que assume uma configuração cónica.

Afeta na sua maioria doentes jovens que em fases mais avançadas não permite boas visões, com recurso a óculos ou lentes de contacto e consequente limitação no desempenho escolar, laboral e nas atividades diárias.

Para acompanhar a equipa de oftalmologistas da Secção de Córnea do SESARAM, composta por Sofia Freitas e Tatiana Gregório, deslocou-se à Região o médico oftalmologista, Tiago Monteiro, do Hospital de Braga e Hospital da CUF do Porto, referência nacional no tratamento do queratocone.

Esta técnica cirúrgica consiste no implante de segmento de material sintético em forma de anel no estroma da córnea de modo a alterar a sua curvatura e regularizar deformações.

O procedimento é realizado em regime de ambulatório, o que permite que o doente regresse ao domicílio no mesmo dia. O seguimento será realizado em consulta externa no serviço de oftalmologia.

Recorde-se que o Serviço de Oftalmologia do SESARAM, dirigido por Sandra Moniz, iniciou a sua atividade ao nível dos transplantes de córnea em 2011, tendo já realizado 17 transplantes, com o apoio dos Hospitais de Coimbra.

Em relação às colheitas de córnea, há que referir que só este ano já foram feitas 5 colheitas, o que corresponde a 10 córneas.