Ambiente premeia trabalhos do “GEA – Terra Mãe”

/LC/

GEA – Terra Mãe

Projetos estão expostos no edifício do Campo da Barca.

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, em parceria com a Secretaria Regional da Educação, o Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP) e a Comissão Nacional da UNESCO, dinamizou durante este ano letivo o concurso escolar “GEA – Terra Mãe”, alusivo ao tema “Desastres Naturais: como minimizar os riscos e conviver com eles”.

A iniciativa destinou-se às escolas do 1º ciclo e secundário, e envolveu neste ano de arranque 37 estabelecimentos de ensino, totalizando 73 projetos, que envolveram 570 alunos e 45 professores.

O Secretário Regional da Educação e a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, acompanhados da Diretora Regional do Ordenamento do Território e Ambiente e do Presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, entregaram os prémios ao projetos vencedores e inauguraram a exposição dos trabalhos entregues, que podem ser vistos, até ao dia 9 de junho, no entrada do edifício do Campo do Barca.

O principal objetivo do concurso escolar “GEA – Terra Mãe” foi possibilitar aos alunos e professores a articulação de conteúdos da geologia do arquipélago da Madeira (aprendizagem em contexto) com os conteúdos curriculares, nos diferentes níveis de ensino.

Entretanto, a Secretária do Ambiente já deu a conhecer o tema para o próximo ano letivo, que será: “A Geodiversidade da Região Autónoma da Madeira”.