Tripulante de barco de pesca evacuado pelo helicóptero Merlin

barco de pesca Porto Franco

Um tripulante de uma embarcação de pesca costeira foi ontem à tarde resgatado numa operação do Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, em articulação com a Força Aérea e o Serviço Regional de Protecção Civil da Região.

Tratou-se de um tripulante do ‘Porto Franco’, de vinte e sete anos de idade, que apresentava um quadro clínico de dores torácicas, náuseas e tremores. O homem trabalhava a bordo do barco que se situava, então, a aproximadamente cem milhas a nordeste do Porto Santo.

O alerta para esta situação foi dado por volta do meio-dia. Foram então desencadeados os procedimentos para se proceder à evacuação deste tripulante da embarcação pesqueira por via aérea, uma opção que foi tomada devido ao quadro clínico apresentado, que apresentava sintomatologia aparentemente de certa gravidade.

Para esse efeito, foi accionado o recurso ao helicóptero EH-101 Merlin, do Destacamento Aéreo da Madeira. O resgate acabou por ser efectuado com sucesso e o homem foi desembarcado no Aeroporto da Madeira pelas 15h23, onde era então aguardado por uma equipa da Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) e por uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz, activadas pelo Serviço Regional de Protecção Civil, que o conduziram ao hospital dr. Nélio Mendonça.

A informação à imprensa, facultada pelo comandante da Zona Marítima da Madeira, Félix Marques, só foi facultada já depois das 20 horas de ontem.