Aluno do Liceu Pedro Rocha é campeão nacional da matemática pela nona vez

aluno principal
Pedro Rocha na competição deste ano: mais uma vitória. Fotos DR

Chama-se Pedro Henrique de Pão Rocha, é aluno do 11.º ano de escolaridade da Escola Secundária de Jaime Moniz, e consagrou-se este ano, pela nona vez consecutiva, campeão na Competição Nacional da Ciência, mais precisamente na matemática.

O evento deste ano decorreu entre 9 e 11 de maio em Aveiro e Pedro Rocha voltou a mostrar brios numa área pouco grata a grande parte dos estudantes, a matemática.   Este ano, no Mat12-11.º ano, o aluno enfrentou 253 equipas, vencendo as competições pela nona vez. Foram precisos 2 minutos e 8 segundos para responder com êxito a 80 perguntas com 20 níveis.

aluno5
Um percurso de provas e competição que vem desde o ensino básico.

A concorrer desde o 3.º ano

Dado o palmarés do estudante, campeão destas competições pela nova vez consecutiva, é já visto como um caso singular por parte da organização das competições, pelo sucesso e empenhamento do concorrente.

Os pais Emanuel e Olga Rocha apoiam e seguem com entusiasmo o talento do filho.

aluno3O historial deste estudante e respetivas distinções remontam ao início da sua escolaridade. Segundo dados facultados pelo aluno, “as Competições Nacionais de Ciência têm uma abrangência lata. Desde 2008, que participo na categoria de Matemática, com a felicidade de ter conseguido conquistar o primeiro lugar (MINImat – 3º e 4º anos, MAISmat – 5º e 6º anos, EQUAmat – 7º, 8º e 9º anos e no mat12 – 10º e 11º anos)”.

“Uma vitória da Madeira”

Mas não só. Aluno com grande talento, participou, no 8.º ano, na categoria de Português – Dar@Língua – tendo obtido o  honroso segundo lugar.

aluno1
O gosto, desde mais novo, pela ciência.

Esta última distinção nacional é fruto de um empenhamento que se junta a um natural engenho do estudante. Por isso, os prémios são o corolário de uma caminhada: “Para mim, este prémio é a prova de todo o meu esforço e dedicação e, como tal, é um orgulho vencê-lo. A partir de determinada altura, o meu objetivo passou a ser a vitória na competição, pois o facto de representar a Madeira a nível nacional começou a ter mais significado para mim, pelo que a vitória nesta competição é, também, uma vitória da Madeira”.

aluno6

 O lema é nunca desistir

O sucesso poderá estar ao alcance de todos. O percurso é-nos explicado por este estudante do 11.º ano de escolaridade: “Para ter sucesso nesta competição, é necessário muito esforço e muita dedicação, pois sem isso nada seria possível. É preciso também muita paciência, pois são necessários inúmeros treinos, já que a qualidade também vem com a quantidade: ou seja, nunca desistir é o lema, porque a persistência é a chave para vencermos na vida”.

Estas provas de âmbito nacional servem para os estudantes de todo o país mostrarem competências. Mas é sobretudo um desafio pessoal imposto a cada um. Pedro Rocha sugere a participação nestes eventos: “Recomendo a qualquer pessoa que goste de se sentir desafiada, pois acho que o desafio é o fator catalisador da participação nestas competições, e foi, indubitavelmente, aquele que me levou a querer participar nestas provas desde o início”.