Junho chega com os arraiais dos santos populares

POPULARJunho é conhecido como o mês dos santos populares porque se celebram as festas de Santo António, no dia 13, São João, a 24 e São Pedro. no dia 29.
São festas que o povo vive com intensidade através das mais diversas atividades, entre elas as marchas populares, os arraiais e as ceias.
Na Madeira e Porto Santo aqueles santos motivam também festas que registam sempre muita participação.
Santo António é o padroeiro de três paróquias da Diocese do Funchal: Santo António, Santo António da Serra e Raposeira, na freguesia da Fajã da Ovelha.
São João tem quatro paróquias que lhe são dedicadas: Fajã da Ovelha, Álamos, São João, na freguesia da Ribeira Brava e Atouguia, na Calheta.
São Pedro é o orago da paróquia com aquela denominação no Funchal e também da Ponta do Pargo.
Santo António também assinalado nas capelas que lhes são dedicadas em Santana e no Estreito de Câmara de Lobos.
São João é festejado nas capelas de São João da Ribeira, Funchal, Campanário, Câmara de Lobos e São Roque do Faial, assim como nas igrejas de São Martinho, Campanário e da Conceição, na Lombada, Ponta do Sol.
São Pedro tem festa nas capelas existentes no Porto Santo, Câmara de Lobos, Lombada, situada em Santa Cruz , Lamaceiros, na freguesia do Porto Moniz e São Jorge.
Na Ribeira Brava o arraial de São Pedro é o mais conhecido e participado apesar de não ser o padroeiro
Junho é também o mês em que se celebram festas em louvor do Santíssimo Sacramento em muitas paróquias. Uma das caraterísticas festas são os tapetes de flores colocados nos itinerários das procissões.
Na paróquia do Loreto, localizada no Arco da Calheta, realiza-se a festa do Espírito Santo, este ano no próximo domingo, 5 de junho. As charolas expostas no adro são um atrativo desta festa.
Entretanto no próximo domingo, dia 5 de junho, nas paróquias da Graça, na freguesia de Santo António e do Curral dos Romeiros, freguesia do Monte, será celebradas as solenidades das respetivas padroeiras: Nossa Senhora medianeira de todas as graças e Nossa Senhora, Rainha do Mundo.
Os arraiais tradicionais levarão alegria a estas localidades no mês em que o Verão vai chegar.