Arte urbana agita centro histórico da Ponta do Sol

Pintura de mural, Rua da Marquesa, por Helena Sirgado. Tema: Bailinhos e Cantigas
Pintura de mural, Rua da Marquesa. Tema: Bailinhos e Cantigas, por Helena Sirgado.

A vila da Ponta do Sol apresenta uma cara renovada e criativa. Diversas intervenções de arte urbana, realizadas no âmbito do “Festival Aqui Acolá 2016”, encontram-se espalhadas pelas ruas do centro histórico, emprestando à localidade um ambiente arejado, onde a arte se alia à preservação do património e da memória coletiva.

Bordadeiras, motivos florais e folclore são alguns dos temas que emprestam música, tradição e estética a paredes, muros e demais equipamentos urbanos, agora personalizados.

Pintura de mural, Rua da Marquesa. Tema: Bordadeira, por Rui Soares e Vanda Natal.
Pintura de mural, Rua da Marquesa. Tema: Bordadeira, por Rui Soares e Vanda Natal.

Os projetos tiveram inauguração oficial, mas o seu mérito vai para além das cerimónias. Assinadas por vários artistas plásticos, estas autênticas obras de arte criam a moldura perfeita entre engenho, arte, história e atração turística.

Pintura de mural  Local, Rua Padre Leão Henriques (rua da Polícia). Tema: Caricatura da Vila da P. Sol florida, por Rui Carvalho.
Pintura de mural, Rua Padre Leão Henriques (rua da Polícia). Tema: Caricatura da Vila da P. Sol florida, por Rui Carvalho.

O “Festival Aqui e Acolá 2016” surge da parceria entre a Câmara Municipal da Ponta do Sol e a Associação Retoiça, e conta com a colaboração das diversas associações culturais do concelho, nomeadamente, Casa do Povo, Grupo de Folclore, Banda Municipal, Associação Avesso, e diversas personalidades culturais de relevo da Ponta do Sol.