Encontro intercultural juntou multidão no Jardim Municipal

Fotos: Rui Marote

intercultural-016.jpg.jpeg

Os madeirenses e os membros de comunidades estrangeiras estabelecidas na Madeira aderiram de forma bastante entusiástica ao encontro intercultural realizado hoje no Funchal, mais precisamente no Jardim Municipal. Uma oportunidade para proporcionar aos cidadãos locais o convívio com costumes típicos de diferentes culturas e países, que estiveram representados quer pela sua gastronomia, quer pelos trajes típicos, quer pelo artesanato e outras formas de expressão.

intercultural-018.jpg.jpeg

A ocasião contou com a presença do secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, dando o exemplo numa interacção positiva com as diversas comunidades que, na sua diferença, constituem também exemplo de integração e diálogo cultural com os portugueses.

intercultural-026.jpg.jpeg

Esta iniciativa foi realizada pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, numa cooperação com o Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela e com os movimentos associativos de imigrantes na Região, com a Associação Cultural e Recreativa dos Africanos na Madeira, com a Casa de Angola na Madeira, com a subdelegação na Madeira da Associação dos Ucranianos de Portugal e com o Núcleo de Trabalho do Funchal da Associação de Romenos DOINA, conforme já oportunamente o FN anunciou.

intercultural-028.jpg.jpeg

Foi ao meio-dia de hoje que abriram as barracas que propunham uma diversificada mostra gastronómica de pratos africanos, romenos, ucranianos e venezuelanos, ao preço simbólico de apenas um euro.

intercultural-029.jpg.jpeg

Pelas 16 horas, foi apresentado um espectáculo com danças e cantares da Ucrânia, seguindo-se uma apresentação do grupo de dança ‘Reinventa’.

intercultural-039.jpg.jpeg

O grupo juvenil da Associação Cultural e Recreativa dos Africanos na Madeira subiu de seguida ao palco, também para interpretar danças. Houve também lugar a poesias e canções infantis da Roménia, interpretadas por alunos da Escola Básica Ribeiro Domingo Dias, e posteriormente foram as danças e cantares venezuelanos que encheram o espaço, com a actuação, também do cantor Hugo Fernandes. O encerramento decorre neste momento (18 horas) com um espectáculo apresentado pelo angolano Filipe Caxala e pela luso-venezuelana Kelly. Em boa hora, uma acção para confraternizar num ambiente verdadeiramente internacional.

intercultural-018.jpg.jpeg intercultural-015.jpg.jpeg intercultural-011.jpg.jpeg