Submetidas 651 candidaturas à rede EURES na sequência de 998 atendimentos

EURES Volta ao Emprego SITE

**Rubina Leal relevou a Educação e a diferenciação formativa, enquanto fatores potenciadores de integração no mercado laboral.

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, interveio sexta-feira, 20 de maio, na sessão de encerramento da IV edição da Volta a Portugal de Apoio ao Emprego, uma iniciativa promovida pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com diversas entidades.

A Secretária Regional com a tutela do Emprego realçou a Educação e a diferenciação formativa, enquanto fatores potenciadores de integração no mercado laboral.

“Podemos, então, admitir que as experiências profissionais ou formativas no espaço europeu enriquecem quem as experiencia e incrementam a apetência desse vasto mercado de trabalho”, começou por relevar a governante.

“Na sequência dos 998 atendimentos [efetuados pela Conselheira da rede EURES em 2015] ocorreram 651 submissões de candidatura a ofertas de emprego EURES.

Sublinhar, igualmente, os 369 jovens presentemente integrados no PROJOVEM”, continuou.

Julgo que este dado é um sinal, inequívoco, do empenho da região autónoma em proporcionar experiências profissionais aos jovens sinalizados pelo Instituto de Emprego como jovens NEET – os que, cumulativamente, não se encontram empregados, em formação profissional ou a estudar –, com o objetivo de promover a inserção na vida ativa.

Rubina Leal terminou, sublinhando a disponibilidade e preparação técnica dos colaboradores do Instituto de Emprego da Madeira, Polos de Emprego e da Rede EURES para acompanhar, esclarecer e apoiar processos de candidatura aos referidos programas.