JPP acusa Sérgio Marques de estar “agachado” a Lisboa

jpp
Foto JPP

O partido Juntos Pelo Povo (JPP) tomou hoje uma posição sobre a alegada cedência de equipamentos da RDP-Madeira para a sua congénere dos Açores.

Segundo um comunicado hoje divulgado “as recentes informações sobre as intenções de transferir um estúdio do Centro Regional da Rádio e Televisão da Madeira para os Açores, uma intenção manifestada pela Administração da RTP, nomeadamente através de Cristina Tomé, preocupam o Juntos pelo Povo (JPP) porque põem em causa as respetivas emissões”.

O JPP afirma que esta é uma situação “inadmissível, após um investimento equiparado da rádio regional que passou recentemente para o espaço da RTP-Madeira”.

O partido “corrige o senhor secretário Sérgio Marques, pois neste momento os dados estão errados, e o que está em jogo não é a retirada de um estúdio auto-operado, mas a impossibilidade de retirada de qualquer estúdio”, revelou este sábado, 21 de maio, Élvio Sousa.

O líder do Grupo Parlamentar do JPP lembra que a retirada do estúdio auto-operado vai aumentar os custos de produção, nomeadamente pela necessidade de operadores (Antena1, Antena 3, departamento de desporto e RTP) e que a estação de Rádio da Madeira tem duas emissões regionais (Antena 1 e Antena 3) e a dos Açores tem apenas uma (Antena 1).

“Parece-nos que o senhor secretário Sérgio Marques está “agachado” a Lisboa, pois quando o Governo da República está a mostrar um cheque de dois milhões para investir no Centro Regional, este governante permite a saída de um equipamento, que põe em causa a produção regional e vai aumentar os custos de produção”, salientou.

Tendo em vista a clarificação deste assunto, “que acaba por se constituir uma tarefa irresponsável por desmontar um edíficio funcional às partes, o JPP vai avançar com um pedido de audição parlamentar, com caráter de urgência, com o presidente do Conselho Geral Independente, António Maciel Feijó, com a Administração da RTP-Lisboa, Cristina Tomé, e com a Administração da RTP-Madeira, Martim Santos”.

Com o mesmo objetivo, Élvio Sousa revela que “o JPP vai pedir uma visita do Grupo Parlamentar, com caráter de urgência, às instalações da rádio, para esta segunda-feira”.