União ibérica juntou Aznar e Guterres na Madeira

azanar1
Fotos Rui Marote

De vez em quando, a Madeira é palco de encontros de líderes europeus que aqui reúnem para estreitar laços e fortalecer os contactos da classe empresarial. Neste sentido, o FN recorda hoje a visita à Madeira do então Primeiro Ministro espanhol, José María Aznar, acompanhado do então chefe do governo português, António Guterres, em 2001.

Passaram-se alguns anos. Depois do governo, Guterres tem feito carreira na ONU, como alto comissário para os Refugiados e é dado como possível secretário geral desta instituição. Aznar chefiou o governo espanhol entre 1996-2004, para além da liderança do então Partido Popular. Mais tarde, um dos seus ministros, Mariano Rajoy, passaria a chefiar o governo espanhol.

Recordamos que, no âmbito da visita de 2011 à Madeira, com caráter privado, para além das belezas naturais que foram certamente exaltadas e apreciadas, Guterres e Aznar fizeram uma declaração comum de combate ao terrorismo. Os chefes de Governo de Portugal e Espanha fizeram questão de reafirmar que estavam juntos na luta pela erradicação do terrorismo.”Temos um compromisso aberto e firme de colocar todos os nossos esforços para erradicar o terrorismo”, afirmou Aznar, sendo depois secundado por Guterres:”Temos ideias exactamente idênticas acerca da necessidade de erradicar aquilo que é um flagelo para a humanidade, que é intolerável num mundo civilizado do século XXI”.

Depois destas declarações, o tempo tem mostrado que o terrorismo continua a ser um flagelo do nosso tempo, com Espanha a ser fustigada pelos terroristas em atentados sangrentos. Uma luta que urge manter e que deve unir os políticos.