Dia da Família comemorado na Escola B1/PE de São Roque do Faial

Escola 10_04_2016-São Roque Faial

**O Dia da Família foi celebrado pela Escola B1/PE de São Roque do Faial na terça-feira, 10 de maio, e contou com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho.

Naquele estabelecimento de ensino reuniu-se boa parte da comunidade escolar para assistir a diversos momentos artísticos, protagonizados desde os pequenos alunos do pré-escolar até aos seus avós. E ainda houve espaço para hastear a Bandeira Verde Eco-Escolas e mostrar uma horta biológica reconvertida.

Para Jorge Carvalho, sendo a família a primeira célula viva da sociedade, deve ser também a primeira escola.

«É aí que os primeiros valores, princípios e atitudes devem ser atendidos. É aí, gerindo sucessos e insucessos, que crescemos. Nesta escola há uma relação que vai além do professor-aluno e envolve os pais, os avós, a comunidade», sublinhou o Secretário Regional, aludindo ao apoio dado às famílias locais expresso por uma encarregada de educação. «A escola cria condições não apenas do ponto de vista da educação e da formação, mas também do ponto de vista do apoio social.»

Neste contexto, o titular da pasta da Educação relevou o papel dos professores.

«São os construtores do conhecimento. Com a sua dedicação, a sua paciência, o seu envolvimento, a sua cumplicidade, conseguem com que as crianças se sintam na escola como se sentem nas suas famílias», elogiou, valorizando o esforço contínuo da escola perante novas realidades sociais.

«Temos de proporcionar às crianças contextos de felicidade, porque só em ambientes de convívio saudável poderemos criar contextos de boa aprendizagem», concluiu.