Secretário da Educação desdramatiza: “A mobilidade não é uma fatalidade”

juventude david gomes jorge carvalho rosária sardinhaAos jovens que queiram estudar ou trabalhar no estrangeiro, a próxima semana reserva muitas oportunidades. São as Jornadas da Juventude, uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação, que irá reunir técnicos, decisores políticos e jovens de vários países. O objetivo é dar a conhecer programas de juventude e promover a multiculturalidade, sob a égide dos 30 anos de integração de Portugal na UE.

A mobilidade não pode ser vista como uma fatalidade, mas sim como uma oportunidade, capaz de gerar conhecimento, desenvolvimento e riqueza. Mesmo para os países que se debatem com os impactos da emigração jovem e qualificada.

A afirmação é do secretário regional da Educação, esta manhã, na apresentação das Jornadas da Juventude 2016. Um evento a ter lugar na próxima semana, na Madeira, e que irá pôr cerca de três centenas de jovens portugueses e estrangeiros em contacto com instituições, decisores políticos, programas e ferramentas de âmbito europeu, nas áreas da juventude, educação, cultura e formação profissional internacional.

Relativamente ao caso concreto da Madeira, as áreas da investigação científica e do desporto foram os exemplos apontados pelo responsável de como os fenómenos de mobilidade nem sempre são nefastos para as sociedades e economias de uma região. A chegada à Madeira de investigadores conceituados e de empresas de alta tecnologia como a ACIN, a funcionar na Ribeira Brava, e o exemplo de Cristiano Ronaldo, cujo retorno é incontornável devido precisamente à sua saída da ilha, foram alguns dos casos mencionados. “O que precisamos é de criar as condições necessárias para atrair e fixar ativos”, sublinhou Jorge Carvalho. “A mobilidade em si não é necessariamente negativa, quando temos recursos capacitados para enfrentar os novos desafios”.

É neste objetivo, de alargar a consciência multicultural, que as Jornadas da Juventude se vão realizar de 9 a 13 de maio, trazendo à Madeira técnicos internacionais, decisores comunitários e 30 jovens oriundos de vários países da União Europeia. Ao longo dos cinco dias, centenas de jovens madeirenses serão convidados a contactar novas experiências na primeira pessoa e a conhecer os recursos disponíveis, no quadro europeu, com vista ao desenvolvimento da sua educação não formal e até profissional.

“Apelo aos jovens madeirenses para aproveitarem as oportunidades que os diferentes programas europeus proporcionam. Só os cidadãos bem formados poderão ter sucesso numa Europa multicultural e num mundo cada vez mais exigente”, reiterou. “Queremos uma semana de grande integração e participação juvenil. As ferramentas para enfrentar os novos desafios já existem. Queremos que os jovens madeirenses, ao tomarem conhecimento delas, também tenham a ambição de pensar maior e de sentir-se cidadãos europeus de pleno direito.”

O arranque do programa, no Dia da Europa, contará com uma sessão direcionada ao poder local, onde os técnicos das autarquias e organizações regionais poderão perspetivar abordagens de como incentivar os jovens a imprimir uma dinâmica mais ativa no seu quotidiano. No dia 10, o enfoque será dar a conhecer projetos de mobilidade e intercâmbio a 120 alunos da Escola Secundária de Machico e, no dia seguinte, decorrerá uma formação internacional sobre novas formas criativas da educação não formal, que contará com 30 jovens de vários países. Na quinta feira, e numa iniciativa inédita em todo o país, 40 jovens da Região serão auscultados, num debate sobre uma Europa Plural, Interconectada e Inclusiva. Na sexta feira, o encerramento será assinalado por um diálogo entre os eurodeputados Cláudia Monteiro de Aguiar e José Manuel Fernandes e jovens.

As Jornadas da Juventude 2016 são dinamizadas pela Secretaria Regional da Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto. Realizam-se sob a égide dos 30 anos de integração de Portugal na UE, mas pretendem igualmente assinalar os 25 anos de implementação de programas europeus de juventude.