Não há empresário que queira “pegar” no Hotel Madeira Palácio

MADEIRA PALÁCIO ANTES
Antes, o Madeira Palácio era assim.

A sina do Hotel Madeira Palácio parece mesmo continuar como está: inacabado e abandonado. Aquele que já foi um dos grandes hotéis de cinco estrelas na Madeira não encontra investidor que o possa viabilizar, deixando na paisagem da zona turística uma mancha nada abonatória.

O BCP, proprietário do imóvel, está ansioso por fazer negócio. Segundo apurámos junto da Banca, tem procurado alienar o prédio mas os empresários não se mostram interessados e tudo o que se possa dizer de eventual venda não passa de especulação.

Para quem percebe de hotelaria e investimentos neste domínio, o Madeira Palácio é considerado dos hotéis com menos interesse. Segundo apurámos quer junto de investidores quer junto de agentes ligados ao Governo ligados ao turismo, tem debilidades ao nível do seu projeto de arquitetura e implicaria que o novo titular o tivesse de demolir para reconstruir de raiz. Um investimento que parece não compensar nos tempos que correm.

O FN sabe que há investidores nacionais que foram sondados pela Banca para a compra do imóvel, num valor comentado acima de 100 milhões de euros. Porém, até hoje, nenhum grupo nacional se mostrou efetivamente interessado em avançar, preto no branco, com a compra, devido a constrangimentos de vária índole, como já aqui foi mencionado.

Para os trabalhadores que durante décadas ali laboraram, também é um processo de imprevisível desfecho, com tendência para se arrastar no tempo e talvez nos tribunais. Para o proprietário, uma herança por rentabilizar sem futuro à vista.

É ainda de referir que, ao lado do Madeira Palácio, foram construídas dezenas de apartamentos de luxo que nunca chegaram a ser habitados, também estes a se degradarem dia após dia.