Protesto frente à Secretaria dos Assuntos Sociais

oi000082.jpg

A situação de profunda crise que actualmente se vive suscita cada vez mais situações deste género. Eduardo Luís, que diz que sempre foi pequeno empresário mas que agora está desempregado e nada recebe do Centro de Emprego, sente-se lesado devido a determinadas situações legais, administrativas e processuais que envolvem esta entidade e a forma como tem tratado do seu caso “e do de outras pessoas”, como faz questão de dizer. Por causa disso, criou uma situação algo desconfortável ao assentar arraiais à frente da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, que tem a tutela. E armado com um cartaz que protesta: “Secretaria Regional da Exclusão Social”.

Diga-se em abono da verdade que a secretária regional Rubina Leal conversou hoje com ele à entrada e disse estar a fazer o possível para dar despacho, segundo palavras do próprio, mas tal não convenceu o manifestante, que afirma que, devido às dificuldades que o afectam, está a partir de hoje convertido em sem-abrigo. E promete passar a noite à frente da Secretaria cuja actuação contesta.

Independentemente de quem terá razão, estas situações parecem reflectir as dificuldades crescentes da população, nomeadamente dos desempregados… Eduardo Luís diz que está disposto a fazer tudo, até limpezas. Mas o trabalho parece que não surge.

Da parte da Secretaria, fomos informados de que há alguma perplexidade quanto a este protesto, uma vez que afirmam ter tido, desde ontem, sensibilidade para falar com o senhor, ouvir o seu protesto e procurar atender às suas necessidades, indicando-lhe os procedimentos necessários, inclusive, para prover à sua situação de sem-abrigo. Mas o protesto permanece, e a estrutura governamental diz não perceber bem o que mais  é dela esperado.