Problemas das esquadras da Madeira chegam à Assembleia da República

sarita1
Sara Madruga da Costa, durante a sessão solene comemorativa do 25 de Abril, em São Bento.

A falta de condições materiais de algumas das esquadras da PSP na Região Autónoma da Madeira, nomeadamente as relativas às esquadras do Porto Santo, Santa Cruz, Machico, Ponta do Sol e Calheta e a ausência de uma seção especializada da PSP para o tratamento do fenómeno da violência doméstica, foram algumas das questões colocadas hoje pela deputada madeirense eleita na Assembleia da República.

Uma intervenção de Sara Madruga da Costa na audição à Ministra da Administração Interna que teve lugar na 1.ª Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A deputada madeirense destacou a falta de condições infra-estruturais daquelas esquadras, chamando a atenção para o grave problema da esquadra da PSP do Porto Santo cujo espaço é bastante exíguo e cujos dois quartos de detenção não possuem condições dignas e de higiene para os detidos.

Sara Madruga da Costa a proveitou ainda para apelar à construção de uma nova esquadra para servir a população do Caniço, Camacha e Santa Cruz e para um investimento nas esquadras de Machico, Ponta do Sol e Calheta.

A deputada social democrata já tinha reunido em Fevereiro com a sra. Comandante da PSP na região para abordar esta temática e fez questão de visitar e conhecer no terreno as instalações da esquadra da PSP do Porto Santo no passado dia 18 de Março.

A Ministra da Administração Interna respondeu às questões colocadas por Sara Madruga da Costa, referindo que as esquadras sinalizadas pela deputada social democrata são as que neste momento são mais prioritárias da Região e que deverão ser contempladas na lei de programação que está a ser preparada pelo Governo da República e que conterá uma listagem de investimentos prioritários de infraestruturas a necessitar de investimento.