Clube europeu HBG representa Madeira em Valência

valecianas

  • Cristina Costa e Silva

Entre os dias 9 e 13 de Maio, um grupo de cinco alunos e três professores da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia vai visitar Valência, em Espanha, no âmbito do projeto (vicia-te na felicidade).

Numa semana que se prevê muito trabalho e muita animação, naquela que será a última viagem deste ano letivo, recorde-se que este “Get Addicted to Hapiness” resulta de uma parceria de escolas europeias, no âmbito do programa ERASMUS+, com representação de Portugal, Espanha, Polónia, Turquia e Croácia e tem envolvido dezenas de alunos dos diversos países.

É um projeto iniciado em Setembro de 2015 e tem a duração de dois anos, procurando promover o bem-estar dos alunos na escola através de atividades positivas que visem criar ambientes de interação e integração dos alunos no meio escolar.

Na prática, os alunos dos cinco países vão desenvolvendo atividades e tarefas propostas, que podem ser executadas na escola ou através de uma plataforma digital onde alunos dos vários países interagem.

Os encontros servem para a apresentação de trabalhos e para a projeção de tarefas futuras. Durante toda a semana, os professores participam em reuniões diárias e os alunos assistem a aulas e participam na vida da escola anfitriã. São momentos ricos de troca de ideias e de aprendizagem em que se discutem opiniões e visões culturais e sociopedagógicas sob as perspetivas de cada país parceiro. Mas estas mobilidades integram também um vasto programa social: visitam-se instituições locais e lugares de interesse turístico. Os alunos ficam hospedados em casas de colegas do país anfitrião, criam fortes laços afetivos e têm contacto com hábitos culturais e linguísticos diferentes.

Outro aspeto de relevo destas mobilidades ERASMUS+ é o facto de permitir promover a escola, levando os melhores exemplos de práticas pedagógicas, de gestão e de organização escolar e ainda o facto de poder promover a Região Autónoma da Madeira, quer junto da comunidade escolar, quer na comunidade local.