Projecto ‘Capelas ao Luar’ no Estreito da Calheta

capelas luar

No âmbito do projecto “Capelas ao Luar”, da responsabilidade da Direcção Regional da Cultura, em parceria com o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, realiza-se amanhã uma iniciativa na Capela dos Reis Magos, no Estreito da Calheta.

Pelas 21 horas terá lugar, naquela capela, um apontamento de Música Renascentista e Barroca pelo professor Vítor Sardinha, e pelas 21h30 terá início a visita guiada por Francisco Clode de Sousa.

A capela dos Reis Magos foi instituída por Francisco Homem de Gouveia e sua mulher, D. Isabel Afonso, em 1529, conforme testamento. A capela foi imposta nos bens da terça do casal e edificada junto da sua casa de morada, com obrigação de três missas rezadas cada semana, e anualmente uma missa cantada no dia de reis e três alqueires de pão cozido oferecido aos pobres. A administração desta capela passou para os filhos dos fundadores, Gaspar Homem e Francisco Homem, o “moço”, e desde inícios de seiscentos esteve nas mãos dos governadores do Porto Santo.
É um templo de cunho popular, cuja construção arquitetónica é semelhante a muitas outras ermidas edificadas no arquipélago da Madeira ao longo do primeiro século do povoamento.
No seu interior destaca-se o tecto original, com uma estrutura simples de modelo hispano mourisco de alvenaria de alfarge, e o retábulo primitivo, “Tríptico dos Reis Magos”, obra quinhentista de oficina da Antuérpia, e modelo raro por apresentar uma composição mista, escultura e pintura, hoje integrado num altar já do século XVIII.
A estrutura retabular, quando aberta, apresenta no centro um conjunto escultórico, em baixo relevo, dourado e policromado, com a cena da epifania composta em pirâmide, ladeado por duas pinturas representando os doadores, vendo-se no lado esquerdo Francisco Homem de Gouveia sob a proteção de S. Antão Abade, e no lado direito, D. Isabel Afonso sob a proteção de S. Francisco de Assis.
Os volantes fechados apresentam uma “Anunciação”. O conjunto é rematado na base por uma predela recortada, com a cena central representando uma “Verónica” sustentando o véu, tendo à esquerda a cena da “Lamentação” e à direita “Santo António e São Bartolomeu Apóstolo”. A capela do Reis Magos está classificada como imóvel de interesse público (1940).

O guia da capela estará à venda no local.

Os interessados em participar nesta iniciativa deverão inscrever-se através do endereço de correio eletrónico capelasaoluar.drc@gmail.com