Grupo Coral do Liceu arrisca simbiose entre a poesia e a música e dá espetáculo

 

coro3

Ao fim da tarde, quando as aulas fecham o ciclo do dia e o silêncio impera, professores e alunos da Escola Secundária Jaime Moniz dão música. Ensaiam composições marcantes, pesquisam autores, recitam poemas de sempre e afinam acordes. Depois, renasce sempre o timbre inconfundível e o amor à música do Grupo Coral do Liceu. E foi assim esta tarde, a aposta num Sarau de Música e Poesia, uma bonita simbiose, fruto de um trabalho de carolas rendidos aos encantos da música.

coro4

A proposta ao público do reportório era aliciante: a emigração, o périplo pelo Brasil, o regresso à terra, o 25 de Abril e, por fim, a fechar em beleza, o emblemático “Hallelujah”, na voz cristalina de duas alunas, sob a orientação do coordenador Pedro Nóia, ele também a seduzir a plateia com o não menos inesquecível “quero voltar/para os braços a minha mãe”.

O público rendeu-se aos cantores que deixaram temporariamente de parte a camisola de professores e de alunos. Mostraram brios desconhecidos e deram espetáculo.

As vozes do Coro da ESJM deram vida a poemas de Camões e Manuel Alegre e revisitaram canções célebres desde a “Varanda do Cais” a “no Teu Poema”. Sim, porque “Há dias assim…”, em que se canta “Desafinado” – não era o caso – com uma paixão à música cheia de “Insensatez” e se termina no aconchego da nossa terra, ao som de “Noites da Madeira” ou de “Hallelujah”.

Um Sarau que abrilhantou a XVIII Semana dos Clubes e Projetos e que continua apostado em mostrar o poder libertador da música na Escola Secundária de Jaime Moniz.

coro5

Mas ao longo do dia de hoje, o programa desta Semana de eventos compreendeu a palestra “As Migrações e o Problema dos Refugiados”, organizada pelo Clube “O Território- A Nossa Casa”. Uma ação a cargo do Mestre José Felisberto Almeida.

coro2

Ainda esta tarde, o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, foi o convidado central da “Festa do Plurilinguismo”, dinamizada pelo Projeto “Aimer le Français”.

Um dia em cheio de iniciativas que termina com o Grupo de Teatro “O Moniz-Carlos Varela” a representar a peça “Em nome da Terra, dos Astros e da Perfeição…”. Mais uma união de talentos dos alunos da Escola, com a colaboração do Grupo de Dança local.

Esta quinta feira, mais um dia de eventos com uma palestra sobre a prevenção da diabetes, a cargo do médico Silvestre Abreu, entre outras ações.

Na sexta, é tempo do encerramento da Semana dos Clubes, com o clássico “Vozes do Liceu”, pelas 15 horas, seguindo de uma interpretação do Grupo de Ginástica Rítmica e Acrobática do Liceu, com o título “Eu tenho um Sonho. Entendimento Global”, orientado por Fernanda Martins.