Funchal celebra São Tiago com procissão do voto

são2
Procissão do voto percorre a Zona Velha do Funchal.

A festa de São Tiago o padroeiro da cidade do Funchal e do Arquipélago da Madeira será celebrada, no próximo dia 1 de maio, mantendo-se assim uma tradição que se iniciou no primeiro quartel do século XVI.
Nesse domingo às 9h30 sairá, da capela do Corpo Santo,a procissão  que percorrerá a Rua D. Carlos I, Rua de Santa Maria e Largo do Socorro. Às 10 horas inicia-se a Eucaristia na Igreja de Santa Maria Maior (Socorro).
Conhecida como procissão do voto nela se integram os elementos que compõem a Câmara Municipal do Funchal, escuteiros, Confraria do Santíssimo Sacramento, Banda Municipal do Funchal («Artistas»), Bombeiros Municipais do Funchal, sacerdotes e povo.
A origem desta celebração remonta aos anos de 1521 a 1523 quando a Ilha da Madeira foi devastada por um surto de peste que motivou muitas mortes e causou pânico entre a população. Em consequência desta situação alarmante, as autoridades reuniram-se na Sé do Funchal, com o objectivo de escolherem um santo que protegesse o povo.
O “sorteio” foi feito colocando os nomes dos Santos Apóstolos, da Virgem Maria e de São João Baptista no boné de um menino que de lá tirou um nome, sendo São Tiago Menor o escolhido para proteger a cidade e assim, a 21 de julho, a imagem do “bem aventurado Apóstolo” foi levada numa procissão até ao extremo Este da cidade.
Quando no ano de 1538 a peste voltou a assombrar o Funchal foram renovados os votos àquele santo, com a realização de uma procissão, implorando-lhe a sua protecção para debelar a doença. Como as preces foram atendidas o voto foi cumprido e mantido até à actualidade com a tradicional “procissão do voto” realizada no dia 1 de Maio.
Durante muitos anos a procissão percorria o itinerário entre a Sé e a igreja de Santa Maria Maior realizando-se agora com um itinerário mais reduzido.
Uma das caraterísticas desta procissão é o uso por parte da maioria dos participantes, de cordões com flores amarelas, denominados de “maios” que são a principal tradição do primeiro de maio na Madeira.