Projeto “Capelas ao luar’ arranca hoje na Nazaré

capelas luarHoje, dia 18 de Abril, inicia-se o projeto Capelas ao Luar, com a visita à Capela da Nazaré, no Funchal, pelas 21h.

A escolha da data não é aleatória, visto se tratar do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, (ICOMOS-Concelho Internacional dos Monumentos e Sítios-UNESCO).

Esta é uma organização da Direcção de Serviços de Museus e Património Cultural da DRC, através da SRETC, Madeira.

Este projeto terá a participação da Secretaria Regional da Educação, através do Conservatório-Escola das Artes.

O Projeto Capelas ao Luar tem por objetivo facilitar um conjunto de visitas guiadas a capelas da ilha da Madeira, muitas vezes indisponíveis ao público em geral, e possuidoras de referentes artísticos da mais alta importância no panorama das artes e do património na Ilha da Madeira.

Integrados neste projeto estão previstos trabalhos de conservação e restauro em algumas das Capelas, com intervenções no campo das infraestruturas e no conjunto do património móvel, promovendo boas práticas de conservação e restauro e ainda conservação preventiva.

As visitas (21.30h) serão precedidas de pequenos apontamentos musicais, (21h), de musica Renascentista e ou Barroca.

Serão ainda lançados três guias patrimoniais, sobre a Capela da Nazaré, Capela das Neves e Capela de Nossa Senhora da Piedade.

Hoje – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, pelas 21h00, decorrerá um apontamento de música barroca que estará a cargo dos alunos e professores do Conservatório- Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luíz Peter Clode, e às 21h30 realizar-se-á uma visita guiada à capela por Rita Rodrigues e Francisco Clode de Sousa.

Será ainda lançado um guia patrimonial.

As inscrições poderão ser feitas para capelasaoluar.drc@gmail.com