Curso Livre de Iniciação à Cerâmica na UMa a partir de 3 de maio

UMaO Centro de Desenvolvimento Académico da Universidade da Madeira (UMa) vai dar início, a partir de 03 de maio e até 30 de junho, ao Curso Livre de Iniciação à Cerâmica.

A formação terá uma carga horária de 38 horas e será ministrada pelo Escultor José Manuel Gomes, da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, às terças e quintas-feiras, das 18h00 às 20h00.

Este novo curso destina-se a professores de todos os graus de ensino, estando em processo de validação junto da DRE para efeitos de progressão na carreira de docentes, a estudantes e público em geral, e tem como principal objetivo a introdução às tradicionais “técnicas do fogo”.

Visa também proporcionar aos formandos os conhecimentos mínimos, teóricos e práticos, considerados pertinentes para o saber e domínio elementar desta área, tais como a caraterização e classificação dos diferentes tipos e categorias de cerâmica; as origens, processos de tratamento e preparação das matérias-primas; o domínio das técnicas principais para a modelação dos materiais; os cuidados e segurança a ter na manipulação dos equipamentos; e as diferentes técnicas de modelação, decoração e tratamento das superfícies.

Esta ação vai incidir no desenvolvimento do conteúdo, com a execução de exercícios e trabalhos práticos num contexto atual, e numa abordagem artística (não industrial), de modo a incentivar a exploração das potencialidades plásticas da matéria e das técnicas e tendo em vista o desenvolvimento de atitudes de originalidade e criatividade individual.

Os interessados em frequentar este curso livre, devem fazer a sua inscrição no sítio do CDA, em http://cda.uma.pt, até ao dia 20 de abril. A certificação desta formação pelo CDA implica a frequência de 75% do total de horas da ação.