“Oficina do Empreendedor Cultural” com inscrições esgotadas em menos de 24 horas

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

*Segunda edição está já a ser pensada.

Em menos de 24 horas, esgotaram-se as 25 vagas que foram  abertas a 12 de Abril, para a primeira “Oficina do Empreendedor Cultural”, uma iniciativa da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura através do Centro de Empresas e Inovação da Madeira – CEIM, em parceria com a Direção Regional da Cultura.
Até ao princípio da manhã de ontem, a iniciativa que foi ontem apresentada, tinha recebido já perto de 4 dezenas de inscrições. O elevado interesse suscitado por este novo programa de “mentoring” dirigido especialmente para os empreendedores e gestores culturais leva a que o CEIM esteja já a pensar numa segunda edição desta “Oficina”. Aliás, é exatamente por essa razão que, embora as vagas para esta primeira “Oficina do Empreendedor Cultural” já estejam esgotadas, no portal do CEIM (www.ceim.pt) os interessados podem oficializar o seu interesse em participar em novas iniciativas do género através de um formulário disponibilizado para o efeito.
Refira-se que a “Oficina do Empreendedor Cultural”, cuja primeira edição terá lugar nas instalações do CEIM nos dias 9 e 10 de maio, tem como principal objetivo ajudar os potenciais empreendedores culturais a adquirirem conhecimentos e competências básicas em gestão e produção de projetos na área cultural, transformando uma ideia numa oportunidade de negócio.
A aprendizagem nesta Oficina tem como ponto de partida as experiências e o “know-how” dos participantes, sendo dividida em três módulos: “Criatividade” (criatividade e inovação, fases do processo de geração de ideias e instrumentos de geração de ideias), “Da ideia ao negócio” (teste da ideia, proposta de valor, modelo de negócio e instrumentos para a formulação de modelos de negócio) e “Projetos Culturais” (a cultura e as atividades criativas e exemplos de projetos culturais, artísticos e de participação cívica: benefícios culturais, sociais e económicos para as comunidades onde se inserem).
Acrescente-se que este programa será desenvolvido pela empresa de formação cultural SetePés.
A “Oficina do Empreendedor Cultural” é o sétimo programa deste género promovido pelo CEIM no último ano. Desde Junho de 2015 já foram organizadas três Oficinas do Empreendedor, duas Oficinas do Empreendedor Agrícola e uma “Oficina de Startups”.