Visitas do Espírito Santo : a tradição continua bem viva

espirito

Continuam a decorrer as visitas do Espírito Santo nas paróquias da Madeira e Porto Santo.

Aos domingos após a missa da manhã, os grupos constituídos por irmãos ou irmãs da Confraria do Santíssimo Sacramento com capas vermelhas transportando duas bandeiras e uma coroa, símbolos do Espírito Santo, e as meninas «saloias» com trajes típicos regionais, percorrem os sítios levando às famílias a alegria da Ressurreição de Cristo.
São diversas as tradições destas visitas entre elas a cantiga «a rica e a pobre» que é interpretada, nalgumas casas na Madalena do Mar, pelas duas meninas «saloias». É o único lugar onde se realiza esta tradição.
As visitas decorrem até ao domingo 1 de maio, sendo a festa do Pentecostes (Espírito Santo) celebrada no domingo, dia 15 de maio.
Nas visitas pascais pelas casas, o pároco por vezes acompanha o grupo dando uma maior importância a esta festa, pois aí o padre não só conhece melhor o seu rebanho, como também o abençoa.
Como refere o Pe Óscar Andrade, pároco da Visitação, (na freguesia de Santo António) este «é um tempo crucial para a pastoral, para dar uma palavra de esperança aos doentes ou àqueles que estão mais afastados da Igreja. É um tempo fulcral para uma nova evangelização desta diocese, é um meio por meio do qual a Igreja vai ao mais íntimo de cada um, às casas, onde se abre a porta para receber a “Visita” do Espírito Santo, ocasião propícia para a abertura da mente e do coração.
A essência das Festas do Espírito Santo centra-se no anúncio de Cristo Ressuscitado a todos os homens fazendo com que eles não só olhem para Deus, mas também para o seu irmão que sofre e, em compaixão, ajudá-lo dentro das suas possibilidades. Na maior parte das paróquias da diocese, o dinheiro recolhido na visita pascal destina-se para o sustento e obras da paróquia».