Exposição 40 anos de Autonomia esquece 1.º Governo Regional

EXPO1
Fotos site da ALRM da mostra na Ribeira Brava, Museu Etnográfico.

A Assembleia Legislativa da Madeira, em parceria com o Governo Regional, assinala os 40 anos de Autonomia com uma Exposição que está, neste momento, patente ao público no Museu Etnográfico da Ribeira Brava, até 10 de abril, após ter sido inaugurada no Parlamento madeirense.

Esta mostra fotográfica tem sido encarada como uma boa iniciativa, entre outros eventos que estão projetados para comemorar condignamente a conquista histórica da autonomia insular. No entanto, há um reparo que tem vindo a ser feito pelos leitores do FN: “a Exposição praticamente “apaga” ou esquece o primeiro Governo Regional da Madeira que tomou as rédeas da Região numa altura particularmente difícil e onde tudo estava por fazer”. Um dado que suscita lamento e crítica por parte da população mais atenta, que recorda que “não se pode omitir a história na sua plenitude, apesar de hoje ser muito apregoada a renovação política, se bem que importante e necessária”.

EXPO2O FN tentou obter informações junto da Assembleia Legislativa e foi esclarecido que se trata de uma exposição com um “olhar parlamentar” da efeméride, pelo que lá constam as imagens da primeira Assembleia Regional da Madeira.  Além disso, explicam-nos, estão expostas as fotos antigas em negativo que foi possível encontrar, sendo que se trata de uma organização da Assembleia com a colaboração do Museu Vicentes e alguns fotógrafos conhecidos desta Região.

Na página de Facebook, criada para divulgar e acompanhar o programa da exposição, a rodar pelos vários concelhos, justifica-se a organização nestes termos: “Há quatro décadas, a Região Autónoma da Madeira viu consagrada a sua Autonomia na Constituição Portuguesa. Foram eleitos os deputados à então Assembleia Regional da Madeira e o 1º Governo Regional tomou posse. A partir daí, muitas foram as conquistas autonómicas que contribuíram para o desenvolvimento acelerado do nosso Arquipélago (…)”

Por fim, a Madeira e o Porto Santo vão ser ainda palco de um conjunto de eventos culturais, artísticos, desportivos, musicais e de entretenimento.