Ginasta madeirense defende maior visibilidade da ginástica aeróbica nos media

raquel sousa ginástica aeróbicaA ginástica aeróbica tem todas as condições para crescer na Madeira, mas é necessária uma maior aposta na divulgação desta disciplina relativamente recente junto da opinião pública. A observação é de Raquel Sousa, ginasta do Sporting Clube da Madeira, que participou este sábado numa sessão de demonstração realizada numa superfície comercial do Funchal.

A atleta, praticante de ginástica aeróbica há cerca de sete anos, integrou a equipa do SCM que esteve no La Vie Funchal em exibição, um evento que pretendeu divulgar a modalidade, o clube e angariar mais atletas.

ginástica aeróbica sporting clube da madeira

Ao FN, a ginasta defendeu uma maior visibilidade da ginástica aeróbica junto do público, condição essencial à evolução da disciplina na Região.

“Nota-se que há ainda muito desconhecimento sobre as bases e os fundamentos da ginástica aeróbica”, adianta, salientando ser importante uma mudança na abordagem por parte dos media, à semelhança do que acontece já com a ginástica acrobática que, não sendo igualmente disciplina olímpica, ainda esta semana fez manchetes nacionais, graças aos títulos – medalhas de ouro e bronze – conquistados por Portugal no campeonato do mundo, evento realizado na China.

ginástica aeróbica sporting clube madeira

Raquel Sousa, que conta no seu palmarés com os títulos de campeã regional e nacional da época 2013/14, é uma das atletas mais experientes do grupo do SCM, um dos dois clubes que dinamiza ginástica aeróbica na Madeira.

Estudante universitária na área do desporto, a ginasta não vê contudo o seu futuro passar pela alta competição. “É uma disciplina muito exigente em termos de tempo e disponibilidade. Vou continuar no ativo enquanto puder, não numa lógica de melhorar, mas de manter a performance”.

carina sousa ginástica aeróbica sporting clube madeira

Também a participar no evento esteve a atual campeã regional e 7ª no ranking nacional, na categoria de individual feminino, escalão de iniciados da I Divisão. A pequena Carina Sousa, de apenas 10 anos, mostrou os seus dotes técnicos e artísticos perante os visitantes e clientes do La Vie Funchal. Ao FN, no final da atuação, confessou as razões por que faz da ginástica aeróbica o seu desporto der eleição. “É pelo ritmo, pelos esquemas, pela dança, pelos amigos e pela maquilhagem”.

Apesar da tenra idade, a ginástica exige-lhe dedicação e empenho. Com três treinos semanais, a ginasta considera não estar a ser difícil conciliar estudos, pelo que não descarta planos de uma carreira mais a sério no mundo do desporto.

A acompanhar o evento, o presidente do Sporting Clube da Madeira mostrou-se satisfeito com a evolução da modalidade, não só em número de praticantes como na qualidade das ginastas e exibições competitivas. “Temos gradualmente vindo a crescer”, sublinhou Miguel Rodrigues que destacou a aposta do clube na ginástica aeróbica ao longo dos últimos quatro anos.

Quanto ao recente episódio, em que os pais das atletas do SCM avançaram com uma queixa à Federação Portuguesa de Ginástica sobre suspeitas quanto à isenção do painel de juízes e alegadas falhas nas classificações atribuídas nos últimos anos em provas regionais, Miguel Rodrigues não quis tecer nenhum comentário para além da posição já assumida pelo clube. “Nada a adiantar”, respondeu, quando questionado sobre o resultado da reunião mantida com a Associação de Ginástica da Madeira.