Teatro Metaphora leva jovens madeirenses a Itália

metaphora teatroCinco jovens madeirenses representaram o Teatro Metaphora em Palermo, na Sicília, onde participaram num intercâmbio juvenil, no âmbito do Programa ERASMUS+.

Neste encontro, estiveram presentes outros sessenta jovens, entre os 17 e os 30 anos, de doze países da União Europeia.

O projeto teve por objetivo estimular a interação entre jovens de culturas diferentes, através do teatro e da dança.

Ficaram alojados no antigo Convento dei Carmelitani, recentemente transformado em hotel, situado numa zona caraterizada pelo multiculturalismo e pobreza.

A proximidade, segundo os dinamizadores do grupo, foi benéfica na medida em que permitiu aos jovens o contacto e aprendizagem sobre realidades sociais diferentes das que estão habituados.

Na bagagem, levaram alguns dos produtos típicos da Madeira, nomeadamente o bolo e broas de mel, rebuçados de funcho e de eucalipto, e vários licores, que foram apresentados na noite intercultural, uma das atividades do programa.

As atividades desenrolaram-se em torno da famosa peça de teatro clássica Antígona de Sófocles. Dois participantes de cada país representaram os personagens Antígona e Creonte. Os restantes membros integravam o Coro, dando corpo às coreografias da peça. Antígona é a história de uma mulher que transgride ao decreto que proibia enterrar os traidores mortos em combate. Polínices, irmão de Antígona, sucumbira na batalha contra o seu tio Creonte, vencedor da guerra e autor do decreto.

Nesta peça de teatro a moral opõem-se à lei , e deste dilema geram-se profundos debates que nos fazem refletir o nosso papel enquanto membros de uma sociedade.