Ponta do Sol promove sessões públicas de cinema

solA partir de 8 de Abril, a Ponta do Sol passa a ter mais uma oferta cultural. “Encontro com o Cinema” é o nome do projecto que foi ontem apresentado, em conferência de imprensa, contando com a presença das entidades intervenientes. A iniciativa resulta de uma parceria entre Município da Ponta do Sol, Direcção Regional de Cultura, Associação Travessias Culturais e Estalagem da Ponta do Sol e visa desenvolver um projecto de carácter didáctico-cultural na área do cinema.

Pretende proporcionar à população o acesso a cinematografias paralelas e alternativas aos comuns circuitos comerciais. Trata-se de divulgar um tipo de cinema há muito arreado das salas em toda a ilha. Desta forma, as populações, não só a local, como de toda a região, terão a oportunidade de ter acesso ao cinema numa perspectiva cultural e artística. Pretende-se também restituir uma função que o próprio cinema tem, função essa social e recreativa, criando uma dinâmica ao próprio comércio local.

O projecto consiste numa sessão diária semanal (em princípio às sextas feiras) no Auditório John dos Passos, espaço esse sob a tutela da Direcção Regional de Cultura. Inicialmente, e dada a ocupação da sala nalgumas sextas-feiras, as sessões variam entre a quinta e a quarta-feira. No perído de verão, a partir de meados de Junho, as sessões de cinema são interrompidas, regressando em meados de Setembro.

No que concerne à programação, esta basear-se-á numa selecção de filmes de três importantes distribuidoras nacionais de cinema de inegável qualidade: a Leopardo Filmes,  a Alambique Filmes e a Midas Filmes, empresas que representam e distribuem em Portugal cinema, não só europeu como do mundo inteiro, de irrefutável mérito artístico-cultural. Estas cinematografias incluem não só filmes independentes, ou de autor, como também produções europeias e mundiais de médio ou até mesmo grande orçamento. Tratam-se de produções não alheadas do público, com capacidade de atingir com uma margem de sucesso uma plateia mais generalista.

Não é um projecto elitista, intelectualizado e fechado, mas pretende sim, conquistar o público e incutir-lhe hábitos de consumo alternativos.

As sessões terão um custo de 2,5€ Euros para o público em geral e de 1€ para estudantes e reformados. Serão distribuídas folhas de sala com breves textos informativos dos filmes.

Os primeiros dois filmes serão:

– 8 de Abril: O Sal da Terra [Título original: The Salt of the Earth], Realização: Juliano Ribeiro Salgado e Wim Wenders, Género: Documentário, Classificação: M/12

– 21 de Abril: 45 Anos [Título original: 45 Years], Realização: Andrew Haigh, Com: Charlotte Rampling, Tom Courtenay, Dolly Wells, Género: Drama, Classificação: M/12

 

Datas das sessões para 2016

Abril: 8, 21

Maio: 4, 13, 20

Junho: 1, 10, 17

Setembro: 16, 30

Outubro: 7, 14, 21, 28

Novembro: 4, 11, 18, 25

Dezembro: 2, 9, 16