Fim de semana em cheio com Aquatlo na Calheta e Aquabike no Paul do Mar

triatlo1
Fotos DR

A 1ª jornada dupla da época 2016 decorreu no passado fim de semana, na Calheta, onde durante a tarde de Sábado realizou-se o “ V Aquatlo e Aquatlo Jovem da Calheta “ e na manhã de Domingo o “ .V Aquabike do Paul do Mar”.

Estas foram a 3ª 4ª etapas dos “Campeonatos Regionais de Triatlo 2015 -Powerade, Bebida para desportistas”, levando cerca de 2 centenas de atletas ao Concelho da Calheta

Na competição principal de Sábado (Aquatlo), as vitórias sorriram a Pedro Velosa (C.F. Andorinha) e Érica Melim (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica), tendo uma gestão de corrida em tudo idêntica, conseguindo vantagem na natação para preservar na corrida.

Pedro Velosa que o ano passado protagonizou a grande surpresa do fim de semana este ano apenas confirmou o grande momento de forma que atravessa, quanto a Érica Melim, tem vindo a equilibrar cada vez mais os 3 segmentos de forma a já discutir as provas em qualquer vertente.

Nas restantes posições de pódio masculino ficaram Francisco Luís e Miguel Ângelo, ambos do Ludens de Machico / Máxima Dinâmica, e no sector feminino Vanessa Andrade (C.D. Escola de Santana) e Sandra Teixeira ( Ludens de Machico / Máxima Dinâmica).

triatlo2Em estafetas vitória para a equipa ” Ferro Competições ” composta por Henrique Ferro e Fernando Faria, seguidos pela equipa dos ” Boulhosas” de Carolina Boulhosa e Henrique Boulhosa.

Nos escalões mais jovens, representando cerca metade dos participantes do fim de semana, pôde verificar-se algumas alterações nas primeiras posições já habitual à medida que vão surgindo as provas com natação e acima de tudo enorme competitividade nestes escalões muito concorridos.

Quanto às vitórias essas surgiram em Benjamins a Valentina Gonçalves e Guilherme Costa do C.D. Aquático, a Bruna Belo (ACD Jardim da Serra) e Rodrigo Boulhosa (G.D. Corticeiras) em Infantis, a Inês Teixeira (CF Andorinha) e Nino Pereira (A.D.Galomar) em Iniciados, e a Gabriela Silva (CF Andorinha) e Ibrahim Gama (Ludens de Machico/ Máxima Dinâmica).

No que respeita a clubes e na competição de Sábado, apenas existiram equipas completas no sector masculino, vencendo o Ludens de Machico / Máxima Dinâmica, secundando o CF Andorinha e GD Corticeiras para a 2ª e 3ª posições respectivamente.

Domingo, dia de substituir a corrida pelo ciclismo, realizando-se desta forma a 5ª edição do Aquabike do Paul do Mar. Iniciando-se pela natação, os atletas tiveram de nadar 375m dentro do porto do Paul do Mar, percorrendo em seguida 5.1kms de ciclismo, com a particularidade destes serem em subida, terminando na Fajã da Ovelha.

triatlo3Em masculinos e sem surpresas, ele que nas últimas edições acabou sempre no pódio, Miguel Ângelo (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) aproveitou o segmento de natação para distanciar a concorrência e efetuar uma subida no controle da concorrência vencendo com ligeira vantagem para os seus colegas de equipa Duarte Martins e Francisco Luís.

Em femininos Sandra Teixeira (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) conseguiu solucionar um não tão bom  segmento de natação com uma subida de ciclismo de muito bom nível arrecadando assim a vitória sobre Filipa Gonçalves (Individual) e sobre a a sua colega de equipa Inês Pereira (Ludens de Machico/Máxima Dinâmica), sendo estas jovens atletas as 2ª e 3ª classificadas desta competição.

Colectivamente e no sector masculino, a vitória sorriu ao Ludens de Machico uma vez mais, seguido pelo G.D. Corticeiras em 2º e ACD Jardim da Serra. Nas senhoras a jovem equipa do AD Galomar arrecadou o triunfo.

A ARTM como entidade organizadora, agradece o apoio de várias entidades Publicas, em especial à Câmara Municipal da Calheta, AMDpt e, SER – DRJD. A organização registou igualmente o forte apoio, das seguintes empresas e entidades: Autozapecar; Europcar; Powerade – Bebida para Desportistas; MZ Bike e Bioforma.