Conferência com ‘super-espião’ aborda Liberdade versus Segurança

jorge silva carvalho

Conforme o Funchal Notícias já oportunamente referiu, um grupo que habitualmente promove encontros e jantares, denominado ‘Cavalheiros da Tábua Redonda’, promove uma iniciativa com a presença de Jorge Silva Carvalho, ex-director do SIED – Serviço de Informações Estratégicas de Defesa, a ‘secreta’ portuguesa.

“O Estado vigia os seus cidadãos? O que é o SIED? Para que serve?”, são algumas das interrogações a que o convidado se propõe responder. Outras questões na ordem do dia têm a ver com interrogações legítimas do cidadão: Estaremos a ser vigiados quando utilizamos procedimentos como telefonemas.actividade do cartão de crédito, mensagens nas redes sociais,
sites na Internet que visitamos, email, mensagens, skype, fotografias, vídeos, IP, transferências, notificações de login, e vários outros detalhes das redes sociais? Quem nos monitoriza? Para que efeito? Quais as vantagens para a segurança dos cidadãos?”

A confraria dos Cavalheiros da Tábua Redonda aborda ainda os atentados de hoje em Bruxelas, para considerar, a propósito deste jantar com o ‘super-espião’, que “vivemos numa sociedade ainda muito vulnerável a este tipo de ataques cobardes perpetrados em nome de valores ideológicos difíceis de aceitar pelas civilizações pacificas, moderadas e civilizadas”. Nesse sentido, estão na ordem do dia questões como qual o papel dos Serviços Secretos mundiais para evitar a entrada de terroristas armados com material de guerra em estruturas tão importantes como são os aeroportos e as estações de metro.
*Teremos de sacrificar ainda mais as nossas liberdades individuais na garantia de mais e melhor segurança?”, questionam-se os organizadores do evento. *Caminharemos para uma espécie de ‘modelo israelita’ para que possamos estar minimamente seguros, abdicando das nossas liberdades individuais? Este é um debate urgente! Muito urgente”, alertam.

Todas estas questões, e muitas mais, prometem, serão abordadas no 23º. jantar/debate, a realizar no próximo dia 29 de Abril, pelas 20h30, na salão de eventos do Restaurante “A Parreira”, na Penteada (Funchal), com o convidado especial Jorge Silva Carvalho.

O tema em debate será precisamente “Liberdade vs Segurança, Segurança vs Liberdade”.