Calheta promove concurso de jardins

Calheta_a_Florir_CARTAZ_2

A Câmara Municipal da Calheta está a promover a primeira edição do concurso de jardins “Calheta a Florir”. Trata-se, segundo revela a autarquia, de um concurso municipal destinado a todos os calhetenses, que visa promover a participação de toda a população na mostra dos seus jardins, como forma de reconhecimento do seu contributo para o aumento dos espaços verdes e floridos no Município, incentivar a sua preservação e o gosto pela natureza, apelando à consciência ambiental.

Paralelamente, a Câmara aderiu à sugestão da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, procurando incluir este Município na rota da “Festa da Flor” 2016. Assim, também o jardim municipal em frente aos Paços do Município será intervencionado com uma instalação floral, durante o período em que decorrem as festividades da Festa da Flor.

As inscrições devem ser feitas por mail para o endereço electrónico calhetaaflorir@cmcalheta.pt ou através do formulário disponível no site da autarquia em http://www.cmcalheta.pt até 6 de Abril. O concurso decorrerá entre os dias 7 e 22 de Abril, período durante o qual um júri visitará todos os jardins a concurso de modo a distinguir o melhor jardim de cada freguesia, bem como o melhor jardim de todo o município.

A todas as candidaturas admitidas no concurso, será entregue um certificado e um brinde de participação, como forma de reconhecimento pelo seu empenho. Ao melhor jardim de cada freguesia, será entregue um prémio de distinção. A
apreciação dos jardins incidirá na harmonia, riqueza e densidade de floração, estado de conservação das plantas, enquadramento no espaço e paisagem envolvente. Será dada importância aos jardins que evidenciem utilizar boas práticas ambientais, como por exemplo a compostagem. A candidatura admite o direito da entidade promotora visitar, fotografar e divulgar os jardins utilizando os meios de comunicação ou exposição, uma vez que se pretende no final apresentar uma exposição fotográfica de todos os jardins participantes e sua divulgação nos meios de comunicação da autarquia.