UMa assina protocolo para acolher estudantes brasileiros

UMa
Assinatura do protocolo. Foto UMa

A Universidade da Madeira (UMa) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Brasil, assinaram no passado dia 14 de março um acordo, que prevê a utilização dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o equivalente ao ensino secundário português, como critério de seleção de estudantes brasileiros candidatos aos cursos da UMa.

Segundo o Vice-Reitor da UMa para as Relações Externas, Prof. Doutor José Manuel Baptista, este acordo constitui uma excelente oportunidade para a receção de alunos brasileiros na UMa, provenientes de um mercado de grande dimensão e com elevada qualidade de ensino, colocando o ENEM como porta de entrada.

Para Carlos Eduardo Moreno, Presidente em exercício do Inep, o acordo firmado com a UMa é um incentivo para os participantes do ENEM, pois permite qualificarem-se em boas universidades no Brasil e no exterior.

Com a adesão da UMa, sobe para 13 o total de instituições de ensino em Portugal que utilizam o ENEM como critério de candidatura.

Criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, o ENEM é adotado pelas 59 universidades federais brasileiras como processo seletivo ou parte da seleção.