Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial

Economia-Turismo-e-Cultura

No âmbito do projecto rs4e – road show for entrepreneurship, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através do CEIM – Centro de Empresas e Inovação da Madeira promove, pelo oitavo ano consecutivo, o Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial. Esta iniciativa, pretende não só estimular o empreendedorismo e a inovação, através do conceito “learning by doing”, mas também aumentar as competências pessoais dos jovens madeirenses, numa época em que a aprendizagem assume um papel preponderante e durante a qual a capacidade de identificar eventuais oportunidades pode ser uma grande ajuda na construção de um futuro

O curso, realizado em parceria com o AUDAX – Centro de Investigação e Apoio ao Empreendedorismo e Empresas Familiares do ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, envolve cerca de 70 estudantes de Universidades e Institutos Politécnicos do país de diferentes áreas de formação e nível de ensino (Licenciaturas, Pós-graduações, Mestrados ou Doutoramentos).

Durante dois dias, os alunos terão acesso a conteúdos teóricos leccionados por docentes do ISCTE e divididos pelos seguintes módulos programáticos: Módulo I – A Criação de Valor em Projetos Empresariais; Módulo II – Liderança e “Team Building”; Módulo III – Tecnologias e Aplicações “web-based”; Módulo IV – Inovação e Marketing; Módulo V – Ferramentas de Análise Financeira e Módulo VI – Como estruturar uma ideia de negócio?; Módulo VII – Técnicas de Apresentação.

Após a participação nos módulos teóricos, os alunos serão ainda convidados a desenvolver uma ideia de negócio. Esta actividade será executada em pequenos grupos de trabalho multidisciplinares e contará com o auxílio dos docentes do ISCTE.

No último dia do curso, os alunos irão apresentar a sua ideia de negócio a um júri formado por representantes dos promotores, parceiros e patrocinadores do rs4e, que selecionará os três melhores trabalhos desenvolvidos. A equipa classificada em primeiro lugar participará num programa de intercâmbio de opinião e experiências em empreendedorismo. Os segundos e terceiros classificados receberão prémios monetários oferecidos pelo Santander Totta – patrocinador oficial do projeto rs4e – e SDM respetivamente.

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 23 de Março às 17h30 e contará com a presença do secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

Recorde-se que o projecto rs4e – road show for entrepreneurship, desenvolvido pelo CEIM – Centro de Empresas e Inovação da Madeira em parceria com diversas entidades públicas e privadas nacionais, decorre desde janeiro de 2006 e envolve vários segmentos de ensino (1º ciclo do ensino básico, ensino secundário, ensino profissional e ensino superior), permitindo o contacto dos alunos com o mundo do empreendedorismo.