Reformulação e recuperação da Estação Zootécnica do Porto Moniz

/LC/

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

Está em curso uma profunda reformulação e recuperação da Estação Zootécnica do Porto Moniz.
Trata-se de uma infraestrutura que agrega 36 hectares e que se encontra situada junto ao espaço onde tradicionalmente é realizada a Feira Agropecuária do Porto Moniz.

Outrora um ex-libris da pecuária regional, o espaço foi-se gradualmente degradando, sendo agora necessárias profundas obras de recuperação para reabilitar este edifício de traça particular.

Devido ao avançado estado de degradação, a recuperação do prédio será faseada. Numa primeira fase, foi dada especial importância à segurança e bem-estar dos animais, tendo sido necessário para o efeito aplanar uma vasta área de terreno que já tinha sido consumida pela vegetação. Após avaliação do estado dos animais e posterior desparasitação, a prioridade centra-se no restabelecimento de certas áreas, nomeadamente nos telhados e fachada do edifício.

Para o Secretário Regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos a “recuperação desta infraestrutura irá marcar definitivamente uma nova página que se quer da pecuária na Região. Será, sem dúvida, uma alavanca para um sector que se quer pujante como em tempos foi”.

A recuperação do espaço começou em Dezembro de 2015.