Raimundo Quintal exorta Câmara e Governo a recuperar vereda do Bom Sucesso

Raimundo QuintalA morte de mais um turista, esta quarta-feira, na vereda do Bom Sucesso já mereceu reação por parte de Raimundo Quintal. O geógrafo e antigo responsável pelo pelouro do Ambiente na autarquia do Funchal aponta a falta de investimento das autoridades, situação que tem originado graves deficiências na manutenção destes percursos.

Com o título “A vereda entre o Monte e o Bom Sucesso não é um matadouro de turistas!”, o artigo divulgado por Raimundo Quintal nas redes sociais sublinha que a Câmara do Funchal, a Secretaria Regional do Ambiente e a Secretaria do Turismo não podem continuar a varrer o lixo para debaixo do tapete. “Chega de propaganda. Têm de agir rapidamente”, exorta.

Segundo o geógrafo, as obras a realizar não envolvem complexidade técnica nem custos avultados. “Não me venham com a desculpa de falta de dinheiro”, reitera em tom crítico. “Um governo que vai indemnizar em mais de 800 mil euros quem não cumpriu com o dever de preservar a Quinta do Monte e dá subsídios para “trails” em catadupa é um governo abastado! Uma câmara que gasta muitos milhares de euros em propaganda e entretenimento tem dinheiro! O Corredor Verde da Ribeira de João Gomes tem de ser recuperado urgentemente.”

(Foto Raimundo Quintal)
(Foto Raimundo Quintal)

A vereda designada por “Corredor Verde da Ribeira de João Gomes” tem enormes potencialidades como percurso pedestre, no entender do investigador. No entanto, é necessário uma manutenção regular.
“Enquanto fui responsável pelo Pelouro do Ambiente na Câmara do Funchal por ali passaram milhares de turistas e ninguém morreu. Nem sequer houve um acidente grave.
E sabem porquê? Porque eu próprio, acompanhado duma pequena brigada de trabalhadores da autarquia percorria mensalmente esse e muitos outros trilhos e quando detetávamos qualquer anomalia nos varandins ou no piso procedíamos de imediato à reparação. Quando havia escorregamentos ou derrocadas mobilizávamos meios humanos e equipamentos com o objetivo de reabrir o trilho em segurança o mais rapidamente possível.
Nessa altura não se falava em gestão de proximidade. Praticava-se!”

Raimundo Quintal foi, enquanto vereador do Ambiente, o responsável pela abertura deste percurso em 1999, após aquilo que designa de “um longo e cuidadoso trabalho de recuperação” da velha vereda, que estabelece a ligação do primitivo Caminho do Curral dos Romeiros e a origem da Levada do Bom Sucesso, bem como da esplanada e do canal da levada até às proximidades da capela do Bom Sucesso.
A vereda de 5 Km oferece vistas privilegiadas sobre a baía do Funchal, permitindo ainda desfrutar de duas cascatas e de núcleos de vegetação de espécies endémicas.

Esta quarta-feira, um turista alemão com cerca de 60 anos sofreu uma queda mortal quando efetuava um passeio pela Levada do Bom Sucesso, no Funchal, na companhia da esposa e de um grupo de caminhantes. Uma nova tragédia a ensombrar aquele percurso no espaço de apenas quatro meses.